Principais aplicações da Inteligência Artificial
A inteligência artificial (IA) examina estruturas complexas para simplificar atividades, afetando a nossa forma de viver, interagir e trabalhar. Nos últimos tempos, a capacidade da IA para impulsionar o espírito empreendedor tem sido imensa.
A proliferação de ferramentas de IA de custo acessível e até gratuitas favorece a criação e otimização de atividades operacionais tediosas. Tudo isso pode potenciar o surgimento de novos negócios.
Por isso, cada vez mais pessoas se interessam em seguir estudos relacionados com a IA, como a Pós-Graduação em Inteligência Artificial no Marketing no IPAM. Convidamo-lo a ler este artigo para conhecer as aplicações da Inteligência artificial no mundo.
Como aplicar a IA a um negócio
Algumas das aplicações da IA úteis para um negócio incluem:
- Automatização de tarefas:
a inteligência artificial tem a capacidade de automatizar tarefas monótonas e repetitivas, como a entrada de dados e a gestão de inventários. O seu uso permite que os empresários possam dedicar a sua atenção a atividades mais significativas.
- Análise de dados:
graças à IA, é possível examinar uma elevada quantidade de dados em tempo real, permitindo que os empresários reconheçam tendências e padrões no comportamento dos clientes e no mercado. Isto pode ajudá-los a tomar decisões fundamentadas em relação à sua empresa e aos seus produtos.
- Desenvolvimento de produtos:
a inteligência artificial tem o potencial de detetar novas oportunidades no mercado e antecipar as necessidades dos consumidores. Assim, apoia os empresários na criação de produtos inovadores e eficazes.
- Experiência do cliente:
para alcançar a máxima satisfação do cliente, a IA oferece um serviço personalizado. O melhor exemplo disso são os chatbots.
- Melhoria da eficiência:
outra das aplicações mais conhecidas da IA é a sua capacidade de ajudar os empresários a aumentar a eficácia das suas atividades. Estas abrangem desde a manufatura dos produtos até à sua distribuição e logística. A implementação de IA na otimização da cadeia de fornecimento pode reduzir custos e acelerar a velocidade desses processos.
Aplicações de Inteligência Artificial mais utilizadas no trabalho
- Chat-GPT:
a ferramenta do momento, que tem gerado mais controvérsia. O Chat-GPT é um sistema de chat baseado em linguagem de IA desenvolvido pela empresa OpenAI. Esta ferramenta possui mais de 175 milhões de parâmetros e foi construída utilizando grandes volumes de texto para realizar diversas funções linguísticas, desde tradução até produção de conteúdo escrito de forma natural com informação precisa.
- Peppertype:
o Peppertype automatiza o processo de geração de conteúdo e conceitos. É capaz de empregar técnicas avançadas para analisar as operações comerciais, compreender a identidade de uma marca e o seu público-alvo. O seu objetivo é criar material original e personalizado. É uma grande ajuda para elaborar textos publicitários ou descrições de produtos para websites.
- Timely:
o Timely é uma aplicação totalmente automatizada e baseada na nuvem que se encarrega de monitorizar o tempo. Está especialmente desenhada para trabalhadores independentes ou empresas, facilitando o planeamento de atividades, controlo de despesas, registo automatizado de reuniões, elaboração de relatórios e alertas automáticos.
Vantagens de trabalhar com inteligência artificial
A inteligência artificial tem ganho relevância na maioria das indústrias que nos rodeiam. Não é surpreendente ouvir falar de inteligência artificial no marketing, inteligência artificial nos videojogos ou até mesmo inteligência artificial na enfermagem. No entanto, sabe quais são as suas vantagens? Apresentamos algumas delas a seguir:
- Melhora a tomada de decisões:
a sua capacidade de analisar grandes quantidades de dados com precisão reduz os erros e agiliza a tomada de decisões.
- Melhora a experiência do cliente:
graças a um serviço personalizado e mais rápido.
- Aumenta a produtividade:
agiliza processos e tarefas mecânicas, permitindo que os trabalhadores melhorem a sua produtividade.
- Previne fraudes e melhora a segurança:
reconhece padrões de comportamento suspeitos, sinalizando assim debilidades no sistema.
- Reduz custos:
a sua habilidade para automatizar procedimentos e analisar dados permite reduzir despesas desnecessárias.
Se está interessado em aprender sobre Inteligência Artificial e explorar o cruzamento entre tecnologia, marketing e negócios, para além da Pós-Graduação em Inteligência Artificial no Marketing consulte estes cursos 100% Online do IPAM: Pós-Graduação Online em Data Science Applied to Marketing.