As tendências do modelo Hyflex no Ensino Superior
Impressionante como, desde os tempos mais antigos, não assistimos a nenhuma revolução significativa na forma de ensinar e aprender
Impressionante como, desde os tempos mais antigos, não assistimos a nenhuma revolução significativa na forma de ensinar e aprender.
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Ao longo dos vários séculos, a economia, a indústria, a agricultura, a sociedade, a política, a saúde, a cultura, a tecnologia e tantas outras áreas sofreram diferentes revoluções que alteraram com muito significado os destinos do mundo e das pessoas. Apesar de todas as inovações, e de algumas experiências arrojadas, o ensino continua a basear-se num modelo altamente conservador onde, tipicamente, alguém transmite os seus conhecimentos a um grupo de aprendizes, num formato tipificado para se avaliar no final a eficácia dessa aprendizagem.
Ora, o mundo mudou. Muito. Demasiado nos últimos anos. Rápido. Muito rápido.
Excerto do artigo de opinião escrito por Daniel Sá, Diretor Executivo do IPAM, no Observador. O artigo completo encontra-se aqui [https://observador.pt/opiniao/as-tendencias-do-modelo-hyflex-no-ensino-superior/].