Como criar uma campanha de Google Ads
Índice de conteúdos
- Tipos de campanha de Google Ads
- Como criar uma campanha de Google Ads
O Google Ads é uma plataforma de publicidade online do Google. Permite criar anúncios que se mostram nos resultados de pesquisa, na Rede de Display e noutros espaços do inventário do Google ou dos seus parceiros. Estes anúncios são estruturados em campanhas que partilham parâmetros comuns como localização, orçamento ou idioma.
A plataforma oferece análises detalhadas para medir com exatidão os resultados de uma campanha de Google Ads. Além disso, incorpora tecnologia de IA e automatização, o que facilita a usabilidade e otimiza o desempenho. Também apresenta outras vantagens como a escalabilidade ou as capacidades avançadas de segmentação. A sua maior desvantagem é que a sua cobertura está limitada à rede do Google e aos seus parceiros, embora esta seja uma das mais importantes do mundo.
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Tipos de campanha de Google Ads
O Google Ads oferece várias opções para criar campanhas em função do formato de anúncio, do espaço onde a publicidade é mostrada ou do grau de automatização utilizado na sua gestão. Os tipos de campanha de Google Ads são os seguintes:
Pesquisa
Campanhas de marketing de motores de pesquisa que mostram anúncios de texto nas páginas de resultados do Google. A sua grande vantagem é que são mostradas com base nas pesquisas do utilizador e em parâmetros de segmentação muito específicos definidos pelo anunciante. Por este motivo, são altamente eficazes para obter cliques e conversões.
Display
Anúncios visuais
que se mostram na rede do Google, composta por milhões de sites web e aplicações, além das propriedades do Google, como o YouTube. A eficiência destes anúncios reside no seu impacto visual e na sua cobertura, que vai muito além das páginas de resultados de pesquisa.
Vídeo
Anúncios de vídeo que se mostram no YouTube e noutros sites ou aplicações da rede de parceiros do Google. O formato audiovisual permite torná-los mais atrativos e eficientes. Além disso, o Google Ads tem a opção de criar anúncios in-stream que não podem ser ignorados e permitem mostrar a mensagem completa aos utilizadores.
Shopping
Campanha de Google Ads que se baseia nas páginas de produto fornecidas pelos comerciantes. São mostradas na maioria dos espaços publicitários do Google, incluindo o separador de Shopping. A sua eficiência reside no facto de não se basear em palavras-chave, mas nos dados do produto para mostrar ao utilizador os resultados mais relevantes. Permite uma grande variedade de formatos.
Aplicações
Campanha de Google Ads específica para a promoção de aplicações nas propriedades publicitárias do Google (incluindo o Google Play) e seus parceiros. Seleciona automaticamente os recursos mais adequados, a licitação e a segmentação. Permite definir vários objetivos de conversão, como downloads, interações ou pré-registo.
Campanhas inteligentes
Campanhas otimizadas com inteligência artificial em função dos objetivos de conversão estabelecidos pelo anunciante. Estes podem escolher entre chamadas, visitas à loja física, vendas no site, geração de leads ou visualizações de vídeos. Mostram os anúncios nos resultados de pesquisa, assim como no Google Maps, YouTube e nos sites dos parceiros do Google.
Máximo desempenho
Campanhas automatizadas baseadas em objetivos
que dão acesso a todo o inventário de Google Ads a partir de uma única campanha. Utilizam a IA do Google para analisar os resultados da campanha em tempo real e otimizar os orçamentos, as licitações, os elementos criativos e outros parâmetros.
Como criar uma campanha de Google Ads
Para começar a usar o Google Ads e criar campanhas, a primeira coisa que precisas é ter uma conta de Google Ads. Podes criá-la usando a tua conta de Google ou outro endereço de email na página web do Google Ads. A plataforma tem um assistente inteligente que te guiará na configuração da tua conta.
Uma vez obtida a tua conta, podes começar a criar a tua primeira campanha de Google Ads. A interface da plataforma é muito intuitiva e pedirá toda a informação necessária. Começa por clicar no separador "Criar" no menu lateral e segue as instruções. Primeiro, deverás escolher o objetivo e o tipo da tua campanha. A partir daí, o assistente pedirá que introduzas outros parâmetros, como localização, idioma, orçamento, licitação ou palavras-chave.
Depois de criar a campanha, o passo seguinte é criar grupos de anúncios e, por último, os próprios anúncios. Dependendo do tipo de campanha de Google Ads que tenhas escolhido, terás de introduzir textos criativos, imagens ou vídeos. Na estrutura de Google Ads, passa-se do geral (a campanha) ao específico (anúncio), mas todos os passos estão claramente explicados. Além disso, a IA da plataforma oferece estimativas automáticas de resultados com base nas informações introduzidas.
Uma campanha de Google Ads é uma forma eficiente de anunciar na Internet. A sua maior vantagem é o seu potente programa de análises, que permite medir os resultados com precisão. Além disso, nos últimos anos, foram adicionadas capacidades de inteligência artificial que evitam grande parte do trabalho manual e otimizam a eficiência e os resultados.
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