"Considero que ter uma forte componente prática incluída na licenciatura é oque mais destaco no meu curso no IPAM" Catarina Macieira, estudante de GlobalMarketing
Catarina Godinho Macieira é estudante de Global Marketing e partilha connosco a sua experiência e ambições futuras
Catarina Godinho Macieira é estudante de Global Marketing e partilha connosco a sua experiência e ambições futuras.
Em que momento é que percebeste que o Marketing teria de fazer parte do teu futuro? Crescer e viver em vários países, onde se falavam diferentes línguas, fez-me perceber definitivamente a importância da comunicação. A comunicação é o que nos une a todos, independentemente das nossas diferenças, dando-nos a capacidade de partilhar as nossas histórias e desenvolver relações. Como é que isto se relaciona com o Marketing? Marketing é comunicação. É uma forma de falar directamente com os nossos clientes e partilhar uma história. Percebi o quanto a comunicação e a ligação às pessoas eram duas componentes importantes na minha vida, e nada mais fazia sentido para mim do que estudar Marketing.
Porquê o IPAM? Tendo decidido o que eu queria estudar, a outra grande questão era "onde". Eu sabia que após tantos anos a viver no estrangeiro, queria voltar para o meu país de origem. Sabia também que queria que os meus estudos tivessem uma mistura equilibrada de teoria e oportunidades práticas, e era aqui que ir para o IPAM fazia todo o sentido. Para além do seu posicionamento altamente prestigioso em Marketing no país, o IPAM é capaz de oferecer aos seus estudantes uma combinação de teoria e forte componente prática, onde os estudantes são capazes de aplicar os seus conhecimentos e o que estão a aprender nas aulas a empresas da vida real que procuram uma abordagem inovadora e juvenil do seu marketing. O nível de profissionalismo e de professores altamente qualificados é outra experiência valiosa para todos os estudantes do IPAM. Ter professores que trabalham em empresas reconhecidas dá-nos a oportunidade de aprender e ouvir em primeira mão como é o mercado e receber conselhos de profissionais surpreendentes.
Qual dos projetos que realizaste no IPAM te marcou mais? No primeiro semestre dos meus estudos, tivemos a oportunidade de trabalhar com uma empresa centrada na venda da "Ginjinha", que é uma bebida tão tradicional em Portugal. A empresa estava a lutar para atrair jovens consumidores e tornar a bebida atractiva para este segmento no mercado. Como parte deste grupo-alvo, eu e o meu grupo fomos capazes de fornecer conselhos e insights valiosos, que mais tarde a empresa integrou na sua estratégia de comunicação social. Este projecto teve realmente um grande impacto em mim porque eu estava capazes de perceber o impacto que o marketing pode ter numa componente tão tradicional da cultura portuguesa e como o marketing é um instrumento importante, onde só as empresas que inovam e revolucionam a sua abordagem ao mercado poderão ter sucesso e atrair consumidores relevantes.
Partilha uma marca que te inspira. A Coca-Cola é uma marca que faz parte do crescimento de todos nós, tendo quase um impacto sem idade nas pessoas. A capacidade da marca para inovar e adaptar-se aos tempos mostrou como a relevância está directamente correlacionada com a adaptação. Com 135 anos nos livros, a Coca-Cola é para mim uma grande inspiração como futuro comerciante, ensinando-me lições valiosas sobre a importância da inovação e da integração das novas realidades, nunca esquecendo a história central, os valores da marca e a sua autenticidade.
Completa a frase “Marketing é sinónimo de IPAM porque…”
O marketing é sinónimo do IPAM devido à sua abordagem académica rigorosa e inovadora, criando os jovens líderes do futuro nesta área.
Fale-nos de uma experiência académica que teve realmente influência sobre si. Eu não escolheria uma experiência académica. Nestes quatro semestres do IPAM, tive a oportunidade de estar envolvido em quase todas as componentes da universidade. Faço parte do Conselho Pedagógico, representando a minha licenciatura no conselho universitário e na Associação de Estudantes, sou Presidente do Departamento de Comunicação. Também tive diversas oportunidades de trabalhar e incrementar a minha rede de network com várias empresas e desenvolver estratégias de marketing inovadoras. Até agora, a minha experiência académica global no IPAM fez de mim alguém que está a caminhar para o caminho do sucesso, com confiança suficiente para se tornar uma mulher poderosa na área do marketing. Tudo isto graças ao IPAM e ao que a instituição é capaz de nos proporcionar a nós estudantes.
Como imaginas o teu futuro? No futuro, vejo-me a ser realizada e satisfeita com o que estou a fazer. Acredito que gostar do que se faz, seja a estudar ou a trabalhar, é realmente a chave para o sucesso. Após 4 semestres no IPAM, tendo desenvolvido vários projectos com diferentes empresas e completando actualmente o meu primeiro estágio, estou entusiasmado por continuar a minha viagem numa área onde me sinto ansiosa e feliz com o futuro.
Descreve-te em 3 palavras. Dinâmica, Ambiciosa, e Determinada.
Partilha connosco 3 desejos da tua Bucket List. A minha bucket list envolve viajar e alcançar certos objectivos em termos de trabalho e família. Crescer em diferentes países deu-me a capacidade de ter viajado para vários lugares, o que é algo que quero continuar a fazer com o meu próprio dinheiro no futuro. Alguns destes destinos incluem o Japão, Singapura e Austrália. Em termos de trabalho, tive o objectivo de realizar um estágio no meu primeiro ou segundo ano, e isso foi algo que pude fazer. A partir daí, quero poder realizar pelo menos mais dois estágios até me formar e depois ficar num emprego a tempo inteiro, enquanto concluo a minha pós-graduação. A longo prazo, gostaria de chegar a uma posição de marketing altamente reconhecida, com o objectivo de conseguir sempre grandes conquistas.
Destaca as grandes mais valias da Licenciatura de Marketing global no IPAM e como achas que poderá influenciar o teu percurso profissional? Considero que ter uma forte componente prática incluída na licenciatura é o que mais destaco no meu curso no IPAM. Ter a capacidade de trabalhar com empresas reais e aplicar a teoria aprendida nas aulas dá-nos definitivamente a vantagem de pôr em prática os nossos conhecimentos e aprender o que as empresas procuram em termos de uma perspectiva de marketing.
Pode solicitar mais informações sobre a licenciatura de Global Marketing