Dia dos museus #FicaEmCasa
18 de maio é, desde 1977, o dia escolhido para celebrar os museus e promover a sua relevância na sociedade, enquanto espaços de memória, onde se preserva, estuda, expõe, interpreta e divulga o património da Humanidade
18 de maio é, desde 1977, o dia escolhido para celebrar os museus e promover a sua relevância na sociedade, enquanto espaços de memória, onde se preserva, estuda, expõe, interpreta e divulga o património da Humanidade.
Cada ano, o Conselho Internacional de Museus (ICOM), organização internacional não governamental responsável pela definição da política museológica, propõe um tema com a intenção de reforçar os laços com a comunidade e de sensibilizar o grande público para o papel que desempenham na sociedade e no seu desenvolvimento.
“Museus para a Igualdade: Diversidade e Inclusão” é o tema proposto para este ano. Segundo o ICOM, o objetivo é salientar a função do museu como “meio de intercâmbio cultural, enriquecimento de culturas e desenvolvimento de entendimento mútuo, cooperação e paz entre os povos”. Escolhido na Assembleia Geral do ICOM em 2016, este tema ganhou uma imprevista atualidade, numa altura em que os museus enfrentam tempos de contingência, distanciamento social.
Em Portugal, tal como em muitos outros países, os museus reabrem neste dia e isto ganha a força de um símbolo, concentrando no tema escolhido os conceitos que definem o museu atual em torno da igualdade, da diversidade e da inclusão.
Que seja todos os dias.
Maria Isabel Roque
Professora da Universidade Europeia