Rapaz a ser gravado pelo telemóvel

TikTok: Devo investir em estratégia de marketing nas redes sociais?

10 fevereiro 2025

Em 2025 o TikTok tem cerca de 1.950 mil milhões de utilizadores globais, com 3,6 milhões de utilizadores ativos em Portugal. Isto torna o TikTok uma opção viável para as empresas aumentarem o reconhecimento online da marca, além de ser uma oportunidade de especialização para profissionais e estudantes que têm interesse em Marketing Digital e Social Media. 

Neste artigo, explicamos as vantagens de usar o TikTok como estratégia de marketing nas redes sociais e como pode tornar-se um especialista em Marketing Digital e Social Media através dos nossos programas: CTeSP em Marketing Digital – Lisboa, CTeSP em Marketing Digital – Porto, Pós-Graduação em Marketing Digital – Lisboa, Pós-Graduação em Marketing Digital – Porto, Pós-Graduação em Marketing Digital – Online, Pós-Graduação em Social Media & Content Marketing – Porto

As vantagens do TikTok para as empresas  

Uma app fácil de usar, que oferece a opção de utilizar ferramentas para criar conteúdos interativos e naturais, sem a necessidade de investir muito dinheiro em recursos. E o melhor: a mensagem transmitida às audiências torna-se mais clara, objetiva e humanizada. 

Por isso, o TikTok pode ser utilizado para promover o negócio através do aumento da notoriedade da marca, reforçar a reputação da marca e estabelecer uma ligação com o público-alvo. Algumas das vantagens do TikTok para o marketing são: 

  • Comunidade ativa: o TikTok destaca-se pela interação dos seus utilizadores, os quais são participativos na plataforma. Para interagir com potenciais clientes e criar conexões autênticas, esta é a plataforma ideal para atingir este objetivo.
  • Criação de conteúdo inovador: usando a inteligência artificial, o TikTok facilita a produção de vídeos dinâmicos e cativantes. É possível desenvolver conteúdos diferenciadores que se alinham com a identidade da marca. 
  • Interação com a audiência: a plataforma permite a apresentação de produtos e marcas a uma grande quantidade de utilizadores. 
  • Formatos publicitários diversificados: o TikTok disponibiliza várias opções para campanhas publicitárias, incluindo anúncios in-feed, takeovers e efeitos personalizados, permitindo estratégias de marketing dinâmicas e adaptadas a diferentes objetivos. 

Conselhos a ter em conta se decidir implementar uma estratégia de marketing no TikTok: 

  • Sê criativo
  • Utiliza o humor
  • Envolve os utilizadores
  • Entende as métricas da app
  • Desafia os utilizadores

Dados estatísticos do TikTok 

Para saber se vale a pena investir numa estratégia de TikTok Marketing nas redes sociais, destacamos alguns pontos-chave desta app: 

  • Disponível em mais de 35 idiomas e mais de 150 países. 
  • Recebe pelo menos um milhão de visitas diárias.
  • Pelo menos 50% das pessoas que utilizam esta rede social fazem-no diariamente.
  • Tem um algoritmo altamente personalizado que intui com facilidade os gostos do utilizador.
  • Têm ferramentas para criar conteúdos interativa e natural, sem necessidade de investir.

Como ser um especialista em Marketing Digital e Social Media 

Para criar uma estratégia eficaz de TikTok Content Marketing, é essencial ter conhecimentos técnicos para executar campanhas publicitárias, comunicar de forma assertiva, transmitir os valores da marca para o utilizador e ter uma visão crítica dos resultados. 

Se pretende melhorar os seus conhecimentos em estratégias de marketing digital e redes sociais, o IPAM pode ajudar-lhe com as formações na área.

Joana escolheu o IPAM na Futurália: “A tua jornada pode ser tão gratificante quanto a minha”
18 março 2024
Ler mais
Marta Bicho: “A diversidade de género permite um desenvolvimento mais célere das instituições do ensino superior”
8 março 2024
Ler mais

Share

Lisboa: +351 210 205 702Porto +351 220 280 502Online: +351 210 205 702