Será o TikTok fundamental numa estratégia de marketing?
Ainda há muitas empresas que mostram um certo receio em usar o TikTok para potenciar as suas estratégias de marketing digital. No entanto, o crescimento e a importância desta ferramenta no mundo digital são indiscutíveis.
Índice de conteúdos
- Porque deverias incluir o TikTok na tua estratégia de marketing digital?
- As vantagens do TikTok para as empresas numa estratégia de marketing?
- Conselhos a ter em conta se decidires implementar uma estratégia de marketing no TikTok
Atualmente, com 1.400 milhões de utilizadores, o TikTok é a quarta rede social mais utilizada, tornando-se uma excelente opção para as empresas que querem aumentar o reconhecimento online da sua marca.
Neste artigo explicamos como o TikTok pode melhorar uma estratégia de marketing digital, área em que te podes formar através dos nossos programas:
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Como o TikTok pode melhorar a tua estratégia de marketing digital?
Para teres noção da importância do TikTok para estabelecer estratégias de marketing, basta destacar alguns dos teus dados e métricas:
- Está disponível em mais de 35 idiomas e mais de 150 países.
- Foi a aplicação mais descarregada em dispositivos iPhone e pelo menos 90% dos Android também têm esta aplicação instalada.
- Recebe pelo menos 1 milhão de visitas diárias.
- Pelo menos 50% das pessoas que utilizam esta rede social fazem-no diariamente.
- Conta com uma grande variedade de conteúdos que geram muita popularidade, como danças, música e outros vídeos de entretenimento.
- Funciona através de um algoritmo altamente personalizado que intui com facilidade o que um utilizador quer ver e o que não quer. Isto facilita que as marcas estabeleçam vínculos com uma audiência específica que está genuinamente interessada no seu produto.
- É fácil de usar e oferece a opção de utilizar ferramentas que criam conteúdos mais interativos e naturais, sem necessidade de investir muito dinheiro em recursos. A mensagem recebida pelas audiências resulta mais clara, precisa e humanizada.
As vantagens do TikTok para as empresas numa estratégia de marketing?
Ao utilizar o TikTok, é possível que aumentem as oportunidades de promover uma marca, fortificar a reputação e estabelecer ligações com o público-alvo para atingir as metas comerciais. Algumas das vantagens do TikTok são:
- Acesso a uma comunidade muito ampla: a maioria dos utilizadores do TikTok são muito ativos e participativos ao utilizar a plataforma. Por isso, se desejas estabelecer uma interação com utilizadores ou possíveis clientes, o TikTok é a escolha perfeita para o conseguires.
- Conteúdo criativo: várias das suas ferramentas fazem uso de inteligência artificial. Além disso, a aplicação permite criar vídeos que se distinguem facilmente graças ao seu dinamismo, filtros e efeitos de som, que podes personalizar de acordo com os requisitos da tua marca.
- Facilidade de conexão com a audiência: o TikTok permite que a conectividade com outras pessoas e as oportunidades de expansão sejam maiores graças à maneira simples que tem de apresentar um produto ou marca a uma grande quantidade de utilizadores.
- Desenvolvimento de conteúdo publicitário: o TikTok oferece diversas alternativas de formatos para publicidade, como anúncios in-feed, takeovers ou effects.
- Trendy: a todo momento os utilizadores da plataforma mantêm-se atualizados sobre as últimas tendências, podendo utilizá-las para elaborar a próxima estratégia de marketing digital.
Conselhos a ter em conta se decidires implementar uma estratégia de marketing no TikTok
- Sê criativo: embora estar atualizado sobre as tendências e novidades seja importante, estas serão menos eficazes se não se distinguirem de outros vídeos.
- Utiliza o humor: muitos dos vídeos mais virais no TikTok têm um tom cómico ou até surrealista que, adaptado à tua marca, pode ser benéfico para conseguir mais visibilidade.
- Envolve os utilizadores: o nível de interação que existe entre os utilizadores e as marcas no TikTok é essencial. Por isso, é tão importante que as marcas se esforcem em criar conteúdos originais e de qualidade, que possam gerar um grande impacto na audiência e tornar as campanhas memoráveis.
- Entende as métricas: devido ao facto de as métricas que se utilizam no TikTok serem muito mais simples, os criadores de conteúdo e as próprias empresas podem focar-se em criar vídeos de qualidade, determinantes para atrair uma grande quantidade de utilizadores.
- Desafia os utilizadores: no TikTok, os utilizadores mostram uma disposição maior para aceitar desafios, pôr à prova a sua criatividade e investir tempo e esforço na criação dos seus conteúdos. Não hesites em lançar uma campanha que represente um verdadeiro desafio e seja interessante na criação de challenges que possam tornar-se conteúdo viral.
As vantagens de utilizar o TikTok para melhorar a estratégia de marketing de uma empresa são múltiplos. Aumentar o reconhecimento da tua marca, conectar com o teu público ou conseguir novos seguidores são apenas alguns deles. Faz uma lista dos teus KPIs para redes sociais e obtém uma visão para alcançá-los e dotar a tua marca de maior sucesso.