KPI o que é

KPI em Marketing: Definição, aplicação e métricas essenciais

28 março 2025

Num mercado cada vez mais saturado, o marketing é uma ferramenta indispensável para se diferenciar da concorrência e conquistar o público-alvo.  

Contudo, todas as campanhas de marketing devem ser avaliadas para aferir a sua eficácia e realizar os ajustes necessários ao longo do processo. Para fazer essas medições, é necessário perceber e determinar os KPI. 

Profissionais que desejem aprofundar conhecimentos em análise de KPI podem beneficiar de formações especializadas. A Licenciatura em Gestão de Marketing (LisboaPorto e Online) é um programa disruptivo com competências estratégicas essenciais na área de gestão de marketing. 

O Mestrado em Gestão de Marketing (LisboaPorto e Online) apresenta um plano de estudos inovador, projetado para melhorar as competências estratégicas e preparar-lhe para o mercado de trabalho. 

O que é o KPI em marketing? 

KPI (Key Performance Indicator) ou Indicador-Chave de Desempenho é um conjunto de métricas usadas para analisar a eficácia das ações realizadas por uma empresa. Também conhecidos como indicadores de qualidade ou indicadores-chave de negócio, podem ser usados em qualquer sector, embora sejam mais comuns no marketing. 

Os KPI fornecem informações valiosas para determinar se os objetivos foram atingidos, facilitam a tomada de decisões estratégicas e permitem avaliar se as ações geraram os resultados esperados ou se é necessário fazer ajustes.  

Quais são os principais KPI em marketing? 

Na área do marketing estratégico há diversos KPI que devem ser considerados. Os mais relevantes são: 

Taxa de Conversão 

Este KPI, no marketing digital, refere-se à percentagem de utilizadores que realizam uma ação específica, como uma compra, um download, um registo ou uma reserva no site. É um indicador-chave porque mostra se estratégia de marketing é eficaz. 

Para calcular a taxa de conversão: 

Número de objetivos alcançados ÷ Número de utilizadores únicos que visitaram o site

Retorno Sobre o Investimento (ROI)  

Mede o desempenho económico gerado por um investimento, permitindo avaliar a quantia investida numa campanha em redes sociais ou marketing, para determinar se foi rentável ou se não obteve os resultados esperados. Este indicador permite definir objetivos mais realistas e identificar as ações que geram maior retorno, promovendo investimentos mais inteligentes. 

Fórmula do ROI: 

ROI = Ganho do Investimento − Custo do Investimento ÷ Custo do Investimento × 100  

Customer Lifetime Value (CLV) 

Este KPI refere-se aos rendimentos totais que uma empresa pode esperar obter de um cliente ao longo da sua relação com a marca, refletindo assim o seu valor. Este indicador é especialmente relevante, ao permitir identificar os segmentos dos clientes mais valiosos, otimizando as estratégias de nutrição de leads. 

Além disso, ao considerar o custo de aquisição de clientes, permite determinar quanto tempo é necessário para recuperar o investimento na conquista de um novo cliente. 

Fórmula básica do CLV: 

CLV = Valor Médio do Pedido × Frequência de Compra × Tempo de Retenção do Cliente 

Fontes de Tráfego Web  

Este KPI analisa as vias pelas quais os utilizadores acedem ao website. Os utilizadores podem aceder diretamente, inserindo a URL no navegador, por motores de busca ou anúncios patrocinados, como o Google Adsou clicando em links de outros sites ou redes sociais. 

Este indicador-chave permite perceber quais canais geram mais tráfego e conversões, possibilitando a adaptação das estratégias de marketing. 

Lead Qualificado de Marketing 

Um lead qualificado é um contacto que demonstrou interesse como o download de um ebook ou solicitar um orçamento. Este indicador confirma que uma estratégia de marketing está corretamente direcionada, ao indicar um lead qualificado que demonstrou interesse pela marca ou pelo conteúdo em várias ocasiões e pode tornar-se um cliente potencial. 

Como tornar-se especialista em marketing? 

Existem outros KPI de marketing, como o nível de engajamento nas redes sociais, a taxa de rejeição, o número de subscritores da newsletter ou os visitantes recorrentes. Antes de ativar uma campanha de marketing é imprescindível escolher os KPIs mais relevantes consoante os objetivos da campanha e o que deseja medir para garantir dados fiáveis. 

Para aprofundar conhecimentos em métricas de marketing, formações especializadas são recomendadas, com o Curso de Especialização em Aquisição e Gestão de Tráfego – Geração de Leads (Lisboa e Porto) em que aprenderá a usar as ferramentas mais úteis do mercado para desenvolver planos de marketing digital e tomar decisões baseadas em dados. 

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