Marketing Político

Marketing Político: Como criar uma estratégia eficaz

31 março 2025

Para algumas pessoas, a política pode ser um tema controverso, frequentemente associado a questões sensíveis como a corrupção, a burocracia ou os conflitos de interesses. 

No entanto, a importância das ciências políticas é indiscutível do ponto de vista ético, ao serem a base da nossa organização enquanto coletividade, permitindo a criação de normas que asseguram a estabilidade e o bom funcionamento da sociedade. 

Neste artigo, explicamos alguns aspetos da política, o que é o marketing político e como criar estratégias de marketing para este sector. Se tem interesse neste tema, a Pós-Graduação Online em Marketing Político do IPAM é um programa que prepara os profissionais para atuarem num ambiente político.

O que é política?

A política é um conjunto de regras criadas para um país poder ser administrado, ter boas relações internas e externas, tomar decisões e organizar a sociedade. Ela envolve o poder, a distribuição de recursos e como as regras e leis são criadas e aplicadas. 

Os principais conceitos da política são: 

  • Governo: grupo que administra um país e as cidades. 
  • Poder: capacidade de influenciar ou tomar decisões. 
  • Democracia: sistema onde os cidadãos escolhem os governantes. 
  • Ideologias: conjuntos de ideias que orientam decisões políticas (ex.: esquerda, direita, liberalismo, socialismo). 
  • Cidadania: direito e dever dos cidadãos de participar da política. 

A política em Portugal é baseada num sistema democrático parlamentar. O país é uma República e tem três principais órgãos de soberania: 

  1. Presidente da República: Chefe de Estado, eleito por voto popular a cada cinco anos. Tem um papel mais representativo, mas pode dissolver o Parlamento e convocar novas eleições. 
  2. Assembleia da República (Parlamento): órgão legislativo com 230 deputados eleitos a cada quatro anos. Faz leis, aprova o Orçamento do Estado e fiscaliza o Governo. 
  3. Governo: liderado pelo Primeiro-Ministro, nomeado pelo Presidente da República. Responsável pela administração do país, aplicando as leis e gerindo políticas públicas. 

O que são deputados e autarcas?

São pessoas provenientes de diversos contextos profissionais que se dedicam as atividades políticas. As suas tarefas consistem em trabalhar para a sociedade visando manter, gerir e melhorar o governo do Estado. 

Os deputados representam os cidadãos e os partidos políticos. As suas principais funções consistem em fazer leis, aprovar o orçamento e fiscalizar o Governo. Os autarcas são os políticos que governam localmente (municípios e freguesias) e incluem: 

  • Presidentes de Câmara (líderes dos municípios). 
  • Vereadores (membros das câmaras municipais). 
  • Presidentes de Junta de Freguesia (governam as freguesias, áreas menores nos municípios). 

O que é o marketing político?

O marketing político é utilizado por candidatos e grupos políticos para conquistar votos e aumentar a sua popularidade junto dos eleitores. Consiste num conjunto de estratégias para influenciar a opinião pública relativamente a um candidato, grupo político ou ideologia política. 

Essas estratégias envolvem utilizar diversos meios, como comunicação social, redes sociais, eventos, publicidade, discursos e debates. Estas ações têm o intuito de transmitir uma mensagem clara, persuasiva e eficaz. 

O assessor político trabalha com partidos políticos, na Assembleia da República, em ministérios, câmaras municipais, gabinetes de administração pública ou agências de marketing e comunicação. 

6 dicas de como fazer marketing político? 

Para ter uma estratégia de marketing de sucesso, estes são alguns exemplos de marketing político.  

1. Plano de comunicação e marketing 

  • Fazer análise do público-alvo. 
  • Definir as metas específicas, mensuráveis e alcançáveis. 
  • Escolher os canais de comunicação certos. A combinação de meios tradicionais e digitais oferece uma abordagem mais completa. 

2Envolver a comunidade 

  • Incentivar voluntariados para amplificar a mensagem.  
  • Ter apoio de pessoas locais ou influenciadores que apoiam a candidatura. 
  • Organizar eventos, encontros, audiências e debates com a comunidade para ouvir diretamente os eleitores.  

3. Media training 

  • Fazer simulações de debates, entrevistas e conferências de imprensa. 
  • Preparar o candidato para interações com a imprensa e outros meios de comunicação. 
  • O Media Training ajuda o candidato a manter uma linha coerente nas suas mensagens, independentemente do meio de comunicação ou do entrevistador. 

4. Produção de conteúdos

  • Produzir conteúdos para aproximar o candidato e os cidadãos.
  • Criar conteúdo relevante e educativo que informa o eleitor sobre os problemas que o candidato quer resolver. 
  • Gerar conteúdos em diferentes formatos e plataformas como vídeos para o YouTube, podcasts ou newsletters, visando alcançar públicos diversos. 

5. Marketing digital 

  • As redes sociais são ferramentas importantes para conectar com os eleitores. 
  • Usar ferramentas como Google Ads e Facebook Ads para segmentar os eleitores com base em dados demográficos, interesses e comportamentos.  
  • Acompanhar o desempenho das campanhas de marketing digital em tempo real. Usar ferramentas de análise para ajustar as estratégias conforme necessário e garantir que as mensagens cheguem ao público certo. 

6. Plano de gestão de crise 

  • Em situações de crise, a resposta deve ser rápida, clara e direta.
  • Antecipar crises e analisar os possíveis pontos de vulnerabilidade.
  • A crise pode afetar a confiança dos eleitores. Após uma crise, deve ser trabalhado a recuperação da imagem do candidato. 

Quais são as competências e habilidades para trabalhar com marketing político? 

Para trabalhar com marketing e assessoria política é preciso desenvolver um conjunto de competências e habilidades que lhe permitirão desempenhar eficazmente esta função. 

Visão global 

O assessor político deve ter conhecimentos em conceitos de marketing na política, sistemas e regimes políticos, métodos de pesquisa e amostragem, gestão do projeto político-eleitoral, posicionamento político e comunicação e muito mais. 

Pensamento crítico 

Estes profissionais devem ter pensamentos críticos que lhes permitam compreender a sociedade em que vivem e gerir os problemas ou necessidades que possam surgir. 

Sentido de responsabilidade e ética 

Dada a importância do trabalho desenvolvido, é crucial ter a capacidade de reflexão objetiva, colocando sempre a ética e a responsabilidade como princípios fundamentais. 

Atualização constante 

Espera-se que o responsável pelo marketing político esteja sempre informado sobre as últimas notícias, boletins oficiais, leis, debates parlamentares, opinião pública e sobre qualquer assunto relevante a nível social. 

Competências comunicativas 

Qualquer pessoa interessada em seguir esta carreira deve possuir boas competências de comunicação, essenciais para a profissão. 

O que fazer para desenvolver estas habilidades? 

Ao adotar estas estratégias e desenvolver as habilidades necessárias o profissional estará melhor preparado para enfrentar as exigências e dinâmicas da assessoria e marketing político. Pode ainda conhecer os cursos na área de Marketing do IPAM que permite potenciar a sua carreira. 

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