Marketing Político: Como criar uma estratégia eficaz
Para algumas pessoas, a política pode ser um tema controverso, frequentemente associado a questões sensíveis como a corrupção, a burocracia ou os conflitos de interesses.
No entanto, a importância das ciências políticas é indiscutível do ponto de vista ético, ao serem a base da nossa organização enquanto coletividade, permitindo a criação de normas que asseguram a estabilidade e o bom funcionamento da sociedade.
Neste artigo, explicamos alguns aspetos da política, o que é o marketing político e como criar estratégias de marketing para este sector. Se tem interesse neste tema, a Pós-Graduação Online em Marketing Político do IPAM é um programa que prepara os profissionais para atuarem num ambiente político.
O que é política?
A política é um conjunto de regras criadas para um país poder ser administrado, ter boas relações internas e externas, tomar decisões e organizar a sociedade. Ela envolve o poder, a distribuição de recursos e como as regras e leis são criadas e aplicadas.
Os principais conceitos da política são:
- Governo: grupo que administra um país e as cidades.
- Poder: capacidade de influenciar ou tomar decisões.
- Democracia: sistema onde os cidadãos escolhem os governantes.
- Ideologias: conjuntos de ideias que orientam decisões políticas (ex.: esquerda, direita, liberalismo, socialismo).
- Cidadania: direito e dever dos cidadãos de participar da política.
A política em Portugal é baseada num sistema democrático parlamentar. O país é uma República e tem três principais órgãos de soberania:
- Presidente da República: Chefe de Estado, eleito por voto popular a cada cinco anos. Tem um papel mais representativo, mas pode dissolver o Parlamento e convocar novas eleições.
- Assembleia da República (Parlamento): órgão legislativo com 230 deputados eleitos a cada quatro anos. Faz leis, aprova o Orçamento do Estado e fiscaliza o Governo.
- Governo: liderado pelo Primeiro-Ministro, nomeado pelo Presidente da República. Responsável pela administração do país, aplicando as leis e gerindo políticas públicas.
O que são deputados e autarcas?
São pessoas provenientes de diversos contextos profissionais que se dedicam as atividades políticas. As suas tarefas consistem em trabalhar para a sociedade visando manter, gerir e melhorar o governo do Estado.
Os deputados representam os cidadãos e os partidos políticos. As suas principais funções consistem em fazer leis, aprovar o orçamento e fiscalizar o Governo. Os autarcas são os políticos que governam localmente (municípios e freguesias) e incluem:
- Presidentes de Câmara (líderes dos municípios).
- Vereadores (membros das câmaras municipais).
- Presidentes de Junta de Freguesia (governam as freguesias, áreas menores nos municípios).
O que é o marketing político?
O marketing político é utilizado por candidatos e grupos políticos para conquistar votos e aumentar a sua popularidade junto dos eleitores. Consiste num conjunto de estratégias para influenciar a opinião pública relativamente a um candidato, grupo político ou ideologia política.
Essas estratégias envolvem utilizar diversos meios, como comunicação social, redes sociais, eventos, publicidade, discursos e debates. Estas ações têm o intuito de transmitir uma mensagem clara, persuasiva e eficaz.
O assessor político trabalha com partidos políticos, na Assembleia da República, em ministérios, câmaras municipais, gabinetes de administração pública ou agências de marketing e comunicação.
6 dicas de como fazer marketing político?
Para ter uma estratégia de marketing de sucesso, estes são alguns exemplos de marketing político.
1. Plano de comunicação e marketing
- Fazer an álise do público-alvo.
- Definir as metas específicas, mensuráveis e alcançáveis.
- Escolher os canais de comunicação certos. A combinação de meios tradicionais e digitais oferece uma abordagem mais completa.
2. Envolver a comunidade
- Incentivar voluntariados para amplificar a mensagem.
- Ter apoio de pessoas locais ou influenciadores que apoiam a candidatura.
- Organizar eventos, encontros, audiências e debates com a comunidade para ouvir diretamente os eleitores.
3. Media training
- Fazer simulações de debates, entrevistas e conferências de imprensa.
- Preparar o candidato para interações com a imprensa e outros meios de comunicação.
- O Media Training ajuda o candidato a manter uma linha coerente nas suas mensagens, independentemente do meio de comunicação ou do entrevistador.
4. Produção de conteúdos
- Produzir conteúdos para aproximar o candidato e os cidadãos.
- Criar conteúdo relevante e educativo que informa o eleitor sobre os problemas que o candidato quer resolver.
- Gerar conteúdos em diferentes formatos e plataformas como vídeos para o YouTube, podcasts ou newsletters, visando alcançar públicos diversos.
5. Marketing digital
- As redes sociais são ferramentas importantes para conectar com os eleitores.
- Usar ferramentas como Google Ads e Facebook Ads para segmentar os eleitores com base em dados demográficos, interesses e comportamentos.
- Acompanhar o desempenho das campanhas de marketing digital em tempo real. Usar ferramentas de análise para ajustar as estratégias conforme necessário e garantir que as mensagens cheguem ao público certo.
6. Plano de gestão de crise
- Em situações de crise, a resposta deve ser rápida, clara e direta.
- Antecipar crises e analisar os possíveis pontos de vulnerabilidade.
- A crise pode afetar a confiança dos eleitores. Após uma crise, deve ser trabalhado a recuperação da imagem do candidato.
Quais são as competências e habilidades para trabalhar com marketing político?
Para trabalhar com marketing e assessoria política é preciso desenvolver um conjunto de competências e habilidades que lhe permitirão desempenhar eficazmente esta função.
Visão global
O assessor político deve ter conhecimentos em conceitos de marketing na política, sistemas e regimes políticos, métodos de pesquisa e amostragem, gestão do projeto político-eleitoral, posicionamento político e comunicação e muito mais.
Pensamento crítico
Estes profissionais devem ter pensamentos críticos que lhes permitam compreender a sociedade em que vivem e gerir os problemas ou necessidades que possam surgir.
Sentido de responsabilidade e ética
Dada a importância do trabalho desenvolvido, é crucial ter a capacidade de reflexão objetiva, colocando sempre a ética e a responsabilidade como princípios fundamentais.
Atualização constante
Espera-se que o responsável pelo marketing político esteja sempre informado sobre as últimas notícias, boletins oficiais, leis, debates parlamentares, opinião pública e sobre qualquer assunto relevante a nível social.
Competências comunicativas
Qualquer pessoa interessada em seguir esta carreira deve possuir boas competências de comunicação, essenciais para a profissão.
O que fazer para desenvolver estas habilidades?
Ao adotar estas estratégias e desenvolver as habilidades necessárias o profissional estará melhor preparado para enfrentar as exigências e dinâmicas da assessoria e marketing político. Pode ainda conhecer os cursos na área de Marketing do IPAM que permite potenciar a sua carreira.