O poder da gamificação

29 julho 2022

Gamificação não é um conceito novo

Gamificação não é um conceito novo. No entanto, nas últimas décadas, tem crescido exponencialmente como ferramenta poderosa de engagement e inovação, havendo cada vez mais empresas especializadas a criar e a desenvolver gamificação.

Gamificação pode ser entendido como um conjunto de atividades e processos para resolver desafios, que aplica princípios, características e elementos do jogo. As ferramentas de gamificação podem ser customizadas – ou seja, criadas especificamente para resolver desafios ou para desenvolver certas competências –, ou podem ser estandardizadas, isto é, desenvolvidas de forma a que possam ser aplicadas em diversas situações ou contextos. A gamificação pode ainda ser oferecida em diversos formatos: físico ou digital.

Excerto do artigo de opinião de Marta Bicho, diretora do IPAM, para o Briefing. O artigo completo encontra-se disponível aqui.

marketing estratégico
Marketing estratégico: O que é como tornar-lhe especialista
17 fevereiro 2025
Ler mais
TikTok: Devo investir em estratégia de marketing nas redes sociais?
10 fevereiro 2025
Ler mais

Share

Lisboa: +351 210 205 702Porto +351 220 280 502Online: +351 210 205 702