Branding: o que é?

29 outubro 2024

Índice de conteúdos

  • O que é o branding
  • Tipos de branding
  • Objetivos do branding
  • Saídas profissionais em branding

O branding, também conhecido como gestão de marca, consiste na realização de um conjunto de ações focadas nos valores corporativos da marca, no posicionamento e objetivos da empresa em relação à marca.

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Significado de Branding 

O branding refere-se a um conjunto de ações levadas para tornar uma marca conhecida e atrativa, criando uma imagem positiva da marca para o consumidor, incentivando a sua fidelização.

O objetivo principal do branding é criar ligações com o público, de forma direta ou indireta, para influenciar as suas decisões de compra.

Tipos de branding 

Apresentamos os principais tipos de branding:

  • Gestão de marca pessoal ou personal branding: dedica-se a trabalhar a marca pessoal de cada indivíduo.
  • Branding corporativo ou comercial: branding focado em empresas e negócios.
  • Employer branding: trabalha a marca do empregado.
  • Co-branding: união entre duas marcas para obter benefícios mútuos em vendas e divulgação.
  • Branding emocional: gestão da marca focada em utilizar e criar emoções no público-alvo, criando uma ligação emocional entre o mesmo e a marca. 
  • Branding político: focado em figuras políticas, semelhante ao branding pessoal, mas com o objetivo de diferenciar os candidatos dos restantes.
  • Digital branding: abrange todas as ações de branding realizadas em blogs, sites ou publicações nas redes sociais, entre outros.
  • Branding sustentável: ações direcionadas a associações sem fins lucrativos ou empresas socialmente responsáveis.
  • Social branding: ações com foco no fortalecimento da marca nas redes sociais.

Objetivos do branding 

O principal objetivo do branding é expandir a marca no mercado ou segmento previsto, posicionando-a na mente do público-alvo.

Assim, o primeiro passo é criar um plano de marketing que defina uma sequência de ações para que tanto os consumidores como os não consumidores conheçam a marca.

Para tal, é necessário considerar a identidade da marca e o seu design, além dos canais que serão utilizados para promovê-la. A gestão estratégica de marcas  a seguir passa pelos seguintes passos:

  • Destacar os valores da marca.
  • Gerar confiança na marca.
  • Fortalecer os produtos ou serviços oferecidos pela empresa.
  • Diferenciar-se da concorrência direta.

Saídas profissionais em branding 

Estas são algumas das principais saídas profissionais a que te podes candidatar no mundo do branding:

  • Gestor de marca: algumas das funções do Brand Manager incluem o desenvolvimento da estratégia de marca e a investigação da concorrência.
  • Designer gráfico: responsável pelo design e implementação da marca, bem como pelas criações visuais como logótipos, cores e outras imagens para a estratégia do negócio ou empresa.
  • Especialista em marketing: estuda as diferentes estratégias que envolvem a marca de uma empresa.
  • Consultor de marca: oferece serviços de consultoria para melhorar as estratégias de branding.
  • Diretor criativo: foca-se em supervisionar o trabalho da equipa criativa.

O branding é uma estratégia essencial para qualquer empresa que pretenda diferenciar-se, destacar-se ou construir relações com os consumidores. Por isso, o IPAM oferece uma variedade de cursos de marketing, onde podes escolher a opção mais em linha com os teus objetivos.



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