Branding: o que é?
Índice de conteúdos
- O que é o branding
- Tipos de branding
- Objetivos do branding
- Saídas profissionais em branding
O branding, também conhecido como gestão de marca, consiste na realização de um conjunto de ações focadas nos valores corporativos da marca, no posicionamento e objetivos da empresa em relação à marca.
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Significado de Branding
O branding refere-se a um conjunto de ações levadas para tornar uma marca conhecida e atrativa, criando uma imagem positiva da marca para o consumidor, incentivando a sua fidelização.
O objetivo principal do branding é criar ligações com o público, de forma direta ou indireta, para influenciar as suas decisões de compra.
Tipos de branding
Apresentamos os principais tipos de branding:
- Gestão de marca pessoal ou personal branding: dedica-se a trabalhar a marca pessoal de cada indivíduo.
- Branding corporativo ou comercial: branding focado em empresas e negócios.
- Employer branding: trabalha a marca do empregado.
- Co-branding: união entre duas marcas para obter benefícios mútuos em vendas e divulgação.
- Branding emocional: gestão da marca focada em utilizar e criar emoções no público-alvo, criando uma ligação emocional entre o mesmo e a marca.
- Branding político: focado em figuras políticas, semelhante ao branding pessoal, mas com o objetivo de diferenciar os candidatos dos restantes.
- Digital branding: abrange todas as ações de branding realizadas em blogs, sites ou publicações nas redes sociais, entre outros.
- Branding sustentável: ações direcionadas a associações sem fins lucrativos ou empresas socialmente responsáveis.
- Social branding: ações com foco no fortalecimento da marca nas redes sociais.
Objetivos do branding
O principal objetivo do branding é expandir a marca no mercado ou segmento previsto, posicionando-a na mente do público-alvo.
Assim, o primeiro passo é criar um plano de marketing que defina uma sequência de ações para que tanto os consumidores como os não consumidores conheçam a marca.
Para tal, é necessário considerar a identidade da marca e o seu design, além dos canais que serão utilizados para promovê-la. A gestão estratégica de marcas a seguir passa pelos seguintes passos:
- Destacar os valores da marca.
- Gerar confiança na marca.
- Fortalecer os produtos ou serviços oferecidos pela empresa.
- Diferenciar-se da concorrência direta.
Saídas profissionais em branding
Estas são algumas das principais saídas profissionais a que te podes candidatar no mundo do branding:
- Gestor de marca: algumas das funções do Brand Manager incluem o desenvolvimento da estratégia de marca e a investigação da concorrência.
- Designer gráfico: responsável pelo design e implementação da marca, bem como pelas criações visuais como logótipos, cores e outras imagens para a estratégia do negócio ou empresa.
- Especialista em marketing: estuda as diferentes estratégias que envolvem a marca de uma empresa.
- Consultor de marca: oferece serviços de consultoria para melhorar as estratégias de branding.
- Diretor criativo: foca-se em supervisionar o trabalho da equipa criativa.
O branding é uma estratégia essencial para qualquer empresa que pretenda diferenciar-se, destacar-se ou construir relações com os consumidores. Por isso, o IPAM oferece uma variedade de cursos de marketing, onde podes escolher a opção mais em linha com os teus objetivos.