Comunicação digital: o que é e quais são as suas vantagens?

22 outubro 2024

Índice de conteúdos

  • Em que consiste a comunicação digital?
  • Vantagens da comunicação digital para as empresas
  • Onde estudar comunicação digital? 

Nos últimos anos, as tecnologias da informação e das comunicações mudaram a forma como nos relacionamos, tanto a nível pessoal como social e empresarial. De facto, o Relatório Digital 2022 elaborado pela We Are Social e Hootsuite estimava que, atualmente, quase 5.000 milhões de pessoas utilizam a Internet, o que representa 63% da população mundial.

Nesse contexto, todas as empresas enfrentam o desafio de gerir a comunicação digital para a tornar uma aliada do seu negócio. Para isso, recorrem a profissionais com formação em áreas de comunicação ou marketing, como programas em Marketing Digital, seja CTeSP, Mestrado ou Pós-Graduação ou E-commerce.

Em que consiste a comunicação digital?

A definição tradicional de comunicação digital refere-se ao intercâmbio de informação e conhecimento através de qualquer meio codificado num formato legível por um dispositivo eletrónico. No entanto, ao longo do tempo, este conceito tem evoluído, impulsionado pela evolução tecnológica e pela disseminação da Internet.

Atualmente, a comunicação digital ocorre em ambientes mais complexos, uma vez que os utilizadores podem relacionar-se através de diferentes vias e canais em tempo real e praticamente ao mesmo tempo. Por esta razão, a comunicação digital atual não é linear, mas sim multinível e multicanal. Provavelmente, as redes sociais são o exemplo de comunicação digital mais conhecido, mas os blogs corporativos e os vídeos também são meios digitais de comunicação.

Vantagens da comunicação digital para as empresas


Derruba as barreiras geográficas

A comunicação digital permite que pessoas e empresas se comuniquem em todo o mundo, superando as barreiras geográficas. As marcas podem transmitir a sua mensagem a clientes potenciais em qualquer parte do planeta, o que as ajuda a ampliar o seu alcance, melhorar a visibilidade e a dar-se a conhecer em diferentes mercados.

Facilita uma interação mais rápida e eficaz

Num mundo que se move a grande velocidade, a comunicação digital permite manter-se atualizado sobre tudo o que acontece. O seu caráter direto e horizontal permite que as empresas interajam de forma imediata e eficaz com a sua audiência. Podem manter uma maior interação com os consumidores e responder mais rapidamente a queixas e reclamações, o que repercute numa maior satisfação.

Reduz os custos de marketing

A comunicação digital é uma excelente ferramenta de marketing com custos inferiores aos da publicidade tradicional. Os canais de comunicação digital simplificam o processo de conceção e lançamento de campanhas e aumentam o seu alcance, tornando-se uma forma simples e económica de divulgar os valores e mensagens das marcas. Também permitem acompanhar as campanhas em tempo real, o que agiliza a tomada de decisões e melhora o ROI.

Amplia o conhecimento da audiência

As ferramentas que facilitam a comunicação digital, como as redes sociais ou as aplicações, são uma valiosa fonte de informação para as empresas. Através delas, podem conhecer melhor os seus clientes potenciais para conceber produtos e serviços que satisfaçam realmente as suas necessidades, ou lançar campanhas mais eficazes que ressoem com os seus valores e expectativas.

Transmite informação multimédia

Os diferentes sistemas de comunicação digital oferecem um grande número de possibilidades para enviar informação que as empresas podem aproveitar para captar a atenção do público e gerar um maior engajamento. O uso de vídeos, áudios, transmissões ao vivo, realidade aumentada ou chats permite aproveitar todas as potencialidades deste canal de comunicação.

Em suma, as ferramentas que favorecem a comunicação digital ajudam as empresas a manter um fluxo constante de informação e a obter o feedback necessário para tomar as suas decisões de forma mais rápida e eficaz.

Onde estudar comunicação digital?

No contexto atual, as empresas precisam de contar com especialistas em comunicação digital que não só tenham as capacidades técnicas necessárias para escolher e utilizar as ferramentas digitais, mas que também se mantenham atualizados e sejam capazes de comunicar com o público na sua própria linguagem.

Se te interessa trabalhar numa das profissões com mais futuro, não hesites em consultar informações sobre os nossos cursos.


O que é a gestão de dados e o que faz um gestor de dados?
16 outubro 2024
Ler mais
O que é um CRM e para que serve?
30 setembro 2024
Ler mais

Share

Lisboa: +351 210 205 702Porto +351 220 280 502Online: +351 210 205 702