Os marketers portugueses sabem para onde têm que ir!
O Barómetro do Marketing, estudo levado a cabo pela APPM (Associação Portuguesa de Profissionais de Marketing) sobre as tendências do Marketing, vem mostrar que os marketers portugueses sabem para onde têm que ir!
Não há a menor dúvida de que a globalização, os crescentes desafios internacionais ao nível político, económico e social trazem uma maior necessidade das empresas se tornarem mais competitivas e se diferenciarem no mercado.
Este estudo conclui que as 4 principais tendências do marketing são a inteligência artificial, sustentabilidade, marketing digital e a gestão de experiência ao cliente.
Os resultados deste estudo estão em linha com o relatório da Deloitte Insights (2023)* sobre as tendências globais de marketing.
As tecnologias digitais vieram transformar os negócios, e atualmente não há marketing sem o digital. Sem dúvida, que o marketing digital, tendência crescente há vários anos, permite uma nova forma de fazer negócios e de chegar ao cliente. O aumento exponencial das ferramentas digitais e a sua constante evolução explicam também a necessidade de as empresas procurarem cada vez mais parcerias para potenciar as suas campanhas de marketing.
Acompanhar a evolução do digital é um desafio permanente e, carece de profissionais e empresas especializadas.
No topo das tendências encontra-se a inteligência artificial. Neste domínio há ainda muito para fazer, pois as empresas ainda não estão a implementar o potencial da inteligência artificial nos seus negócios. Por exemplo, tecnologias como a Web3 e o metaverso podem largamente potenciar a relação com o cliente.
Algumas limitações sentidas pelas empresas na implementação da inteligência artificial relacionam-se com a dificuldade em desenvolver ou implementar estas tecnologias, limitações de profissionais especialistas ou orçamentais.
Outra das tendências deste estudo é a sustentabilidade. A sustentabilidade é um imperativo para o crescimento das empresas e, tanto a inteligência artificial, como o marketing digital, podem ser usadas para alavancar a sustentabilidade.
Uma estratégia de sustentabilidade deve ser vista para os marketers como um compromisso a longo-prazo, devendo integrar práticas de marketing interno e externo e, promover produtos e serviços mais sustentáveis.
No cerne de qualquer uma destas tendências encontra-se a criatividade e a inovação, tal como identificado neste estudo. Encontrar novas soluções, otimizar processos, desenvolver novas e melhores formas de fazer as coisas, torna as empresas mais competitivas.
Qualquer uma destas tendências - inteligência artificial, sustentabilidade e marketing digital – estão intimamente ligadas com a gestão de experiência ao cliente. O foco principal das empresas deverá centrar-se na jornada do cliente e na sua experiência. Esta deverá ser a missão das empresas e, que as tornarão mais bem-sucedidas no longo-prazo.
Colocar a inteligência artificial, a sustentabilidade e o marketing digital ao serviço do cliente permitirá uma maior atração, aquisição e retenção dos mesmos. A abordagem do marketing moderno engloba uma visão de 360º do cliente, estabelecendo uma visão clara do negócio, usando a criatividade para criar essa visão, e executando e analisando esta visão, através das tecnologias.
Na publicação do estudo falta, no entanto, a caracterização dos profissionais de marketing e empresas que estão representadas, para o leitor melhor perceber qual a amostra.