O que é o Trade Marketing?

30 agosto 2024

O Trade Marketing é uma estratégia desenvolvida pelo departamento de Marketing de uma empresa. Está focada na relação e colaboração entre fabricantes, distribuidores e retalhistas, com o objetivo principal de aumentar as vendas de um produto ou serviço num ponto de venda específico.

Índice de Conteúdos

  1. Funções de Trade Marketing
  2. Ações de Trade Marketing
  3. Exemplos

O Trade Marketing centra-se no canal de distribuição e baseia-se em atender às necessidades e analisar o comportamento dos retalhistas e dos consumidores finais.

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Funções de Trade Marketing 

  • Promoções e publicidade no ponto de venda:

    Utilizam-se estratégias como degustações, exposições ou material promocional para dar visibilidade ao produto ou serviço e incentivar a compra.

  • Relações com retalhistas:

    Estabelecem-se parcerias estratégicas para assegurar a presença e distribuição do produto/serviço no ponto de venda.

  • Investigação de mercado:

    Consiste na análise do mercado, dos concorrentes e dos consumidores para identificar oportunidades e ameaças.

  • Gestão de categorias:

    Foca-se na otimização da apresentação e distribuição dos produtos nas prateleiras dos pontos de venda, assim como na rotação de cada um deles.

  • Captação e formação:

    Capacitam-se as equipas de vendas e o pessoal dos retalhistas para promover a venda do produto e adquirir um bom conhecimento sobre o mesmo.

Ações de Trade Marketing 

No que diz respeito à implementação do Trade Marketing, estas são algumas das ações mais comuns realizadas pelas empresas:

  • Definição de objetivos:

    É necessário estabelecer metas reais, claras e mensuráveis para a estratégia de trade.

  • Análise de mercado:

    Analisa-se o mercado para identificar as suas tendências, o que está em crescimento e o que está em declínio.

  • Análise da concorrência:

    Investigam-se os principais concorrentes e os seus canais de distribuição.

  • Desenvolvimento de planos promocionais:

    Criam-se planos de promoção diferentes adaptados aos diversos pontos de venda.

  • Implementação e controlo de ações:

    Estabelece-se um acompanhamento das ações relacionadas com a estratégia para medir a sua eficácia e definir planos de contingência caso algo falhe em algum momento.

Exemplos de Trade Marketing 

Aqui estão alguns exemplos de ações que podem ser incluídas numa estratégia de Trade Marketing:

  • Amostras gratuitas:

    O fabricante fornece aos retalhistas, amostras gratuitas do seu produto para oferecer aos consumidores, isto permite que o cliente experimente o produto e o compre no momento ou de futuro.

  • Descontos e promoções:

    São descontos que o fabricante oferece ao retalhista para incentivar a compra do seu produto ou serviço num ponto de venda.

  • Programas de fidelização:

    Consiste em oferecer incentivos aos consumidores pela compra repetida de certos artigos ou por atingir um determinado nível de gastos nas compras.

  • Co-marketing:

    Fabricante e retalhista colaboram numa mesma campanha, partilhando os custos e recursos derivados da mesma. Inclui patrocínios, eventos e publicidade conjunta, entre outros.

A escolha de cada uma das estratégias de Trade Marketing é determinada pela empresa, pela relação com os retalhistas, pelo produto ou serviço oferecido e pelos objetivos definidos.


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