O que é o Trade Marketing?
O Trade Marketing é uma estratégia desenvolvida pelo departamento de Marketing de uma empresa. Está focada na relação e colaboração entre fabricantes, distribuidores e retalhistas, com o objetivo principal de aumentar as vendas de um produto ou serviço num ponto de venda específico.
Índice de Conteúdos
- Funções de Trade Marketing
- Ações de Trade Marketing
- Exemplos
O Trade Marketing centra-se no canal de distribuição e baseia-se em atender às necessidades e analisar o comportamento dos retalhistas e dos consumidores finais.
Se te interessa a área de Marketing, o IPAM oferece uma grande variedade de cursos nesta área, tanto em regime presencial, blended ou online. Descobre mais aqui: cursos da área de Marketing do IPAM.
Funções de Trade Marketing
- Promoções e publicidade no ponto de venda:
Utilizam-se estratégias como degustações, exposições ou material promocional para dar visibilidade ao produto ou serviço e incentivar a compra.
- Relações com retalhistas:
Estabelecem-se parcerias estratégicas para assegurar a presença e distribuição do produto/serviço no ponto de venda.
- Investigação de mercado:
Consiste na análise do mercado, dos concorrentes e dos consumidores para identificar oportunidades e ameaças.
- Gestão de categorias:
Foca-se na otimização da apresentação e distribuição dos produtos nas prateleiras dos pontos de venda, assim como na rotação de cada um deles.
- Captação e formação:
Capacitam-se as equipas de vendas e o pessoal dos retalhistas para promover a venda do produto e adquirir um bom conhecimento sobre o mesmo.
Ações de Trade Marketing
No que diz respeito à implementação do Trade Marketing, estas são algumas das ações mais comuns realizadas pelas empresas:
- Definição de objetivos:
É necessário estabelecer metas reais, claras e mensuráveis para a estratégia de trade.
- Análise de mercado:
Analisa-se o mercado para identificar as suas tendências, o que está em crescimento e o que está em declínio.
- Análise da concorrência:
Investigam-se os principais concorrentes e os seus canais de distribuição.
- Desenvolvimento de planos promocionais:
Criam-se planos de promoção diferentes adaptados aos diversos pontos de venda.
- Implementação e controlo de ações:
Estabelece-se um acompanhamento das ações relacionadas com a estratégia para medir a sua eficácia e definir planos de contingência caso algo falhe em algum momento.
Exemplos de Trade Marketing
Aqui estão alguns exemplos de ações que podem ser incluídas numa estratégia de Trade Marketing:
- Amostras gratuitas:
O fabricante fornece aos retalhistas, amostras gratuitas do seu produto para oferecer aos consumidores, isto permite que o cliente experimente o produto e o compre no momento ou de futuro.
- Descontos e promoções:
São descontos que o fabricante oferece ao retalhista para incentivar a compra do seu produto ou serviço num ponto de venda.
- Programas de fidelização:
Consiste em oferecer incentivos aos consumidores pela compra repetida de certos artigos ou por atingir um determinado nível de gastos nas compras.
- Co-marketing:
Fabricante e retalhista colaboram numa mesma campanha, partilhando os custos e recursos derivados da mesma. Inclui patrocínios, eventos e publicidade conjunta, entre outros.
A escolha de cada uma das estratégias de Trade Marketing é determinada pela empresa, pela relação com os retalhistas, pelo produto ou serviço oferecido e pelos objetivos definidos.