O IPAM Lisboa e a Faculdade de Ciências Sociais e Tecnologia da Universidade Europeia, em conjunto com a revista TNews, desenvolveram um barómetro para avaliar o sentimento dos profissionais do setor do turismo e potenciais constrangimentos.
Participaram no estudo todos aqueles que trabalham numa empresa ou organização do setor do turismo e que recebem as newsletters da revista TNews, obtiveram-se 245 respostas válidas. Ver estudo aqui.
Os portugueses preveem gastar, em média, 377€ em compras de Natal, um valor que reflete uma diminuição de 5,2% face ao ano anterior (398€). A instabilidade económica tem um impacto claro no comportamento dos consumidores, com 55% dos consumidores a afirmar ter alterado hábitos, nomeadamente ao nível da redução de custos com compras de Natal (42%) e na diminuição do número de pessoas para as quais compra prendas de Natal (34,3%). Ver estudo aqui.
O Natal é uma das épocas do ano em que tradicionalmente se verifica o maior volume de vendas em diversas áreas de negócio. Após as alterações que a pandemia impos ao comportamento do consumidor no Natal de 2020, quisemos perceber se os comportamentos se mantiveram em 2021 ou se verifica um regresso à normalidade. Ver estudo aqui.
A APAT, o IPAM e a Grounded avaliaram o sentimento dos associados da APAT relativamente à atividade transitária. A avaliação do sentimento foi feita via medição dos níveis de confiança dos associados APAT. Também se analisou o nível de disrupção que na COVID-19 tem causada na operação dos associados. Ver estudo aqui.
A Final 8 Champions League poderá gerar um impacto económico superior a 8 milhões de euros.
O tom das notícias veiculadas pelos principais meios de comunicação portugueses não são positivas para o futebol nacional e incidem maioritariamente em temas relacionados com a atualidade desportiva.
No âmbito da caracterização dos comportamentos e atitudes dos consumidores o estudo do IPAM procurou compreender qual a perspetiva dos portugueses para o futuro próximo. Relativamente à situação do país verificou-se que 39% dos inquiridos consideram que a situação irá melhorar, mas 47% consideram que se irá manter. De referir que apenas 14% considera que a situação irá pior.
No verão os portugueses valorizam a praia (52%) e preferem o Algarve (48%), enquanto 34% opta por viajar para a Europa. Na sua maioria optam por duas semanas de férias na época de verão (58%) e incidindo no período de julho a setembro (85%). O verão é a época selecionada por 85% dos inquiridos para o período de férias mais longo.
O valor médio que os portugueses estimam gastar em compras de Natal é de 385,00€. Um valor que tem vindo a evoluir desde 2018, uma vez que no estudo do ano passado, com uma amostra com características idênticas, o valor era de 372€.
Estima-se a vitória de Portugal no Mundial em cerca de 700 milhões de euros e afere mais de 300 milhões de euros para a presença de Portugal na fase de grupos. portugueses não são positivas para o futebol nacional e incidem maioritariamente em temas relacionados com a atualidade desportiva.
Estima-se a vitória de Portugal no Mundial em cerca de 700 milhões de euros e afere mais de 300 milhões de euros para a presença de Portugal na fase de grupos.
Os portugueses pretendem gastar uma média de 372 euros nas compras de Natal, menos 1,4% face ao ano anterior. Este ano, os portugueses mantêm uma ligeira diminuição do valor médio a gastar, uma tendência já verificada no ano anterior (com 377,40 euros), contudo têm vindo a introduzir alterações no local de compra e na data para a sua realização.
O Gabinete de Estudos de Marketing para Desporto do IPAM avaliou o impacto económico do jogo entre o SL Benfica e FC Porto em 25.138.000 euros. A estimativa foi calculada através da soma das receitas diretas (4.118.000 euros) e receitas indiretas (21.020.000 euros). O impacto económico apurado supera os valores avaliados em jogos semelhantes - 2009 (19,5 milhões) e 2015 (23,2 milhões). Ver estudo aqui.
Portugal está a assistir a uma retoma do consumo com 68 por cento dos consumidores inquiridos pelo IPAM a acreditar que o seu poder de compra vai aumentar e a mostrar mais confiança em relação ao futuro. 50 por cento perspetiva uma melhoria da situação económica e 41 por cento acredita que se deverá manter. Ver estudo aqui.
Avaliando a reputação, popularidade, notoriedade e potencial mediático, estudo do IPAM conclui que Cristiano Ronaldo é o futebolista mais valioso do mundo. Ver estudo aqui.
A primeira visita a Portugal do Papa Francisco é considerada pela maioria dos portugueses como sendo de grande importância (79%), sobretudo por ser a primeira visita como peregrino a um país europeu. Ver estudo aqui.
Estudo concluiu que a maioria dos portugueses valoriza a qualidade (73,81%) na compra de um produto para bebé (entre os 0 meses e os três anos), em detrimento do preço (11,90%), da durabilidade (7,14%) e do design (4,29%). Ver estudo aqui.
A população inquirida neste estudo do IPAM indica estar disponível para fazer gastos significativos em Festivais de Música: 60% gasta até um limite máximo anual de 150€ (incluindo deslocações e alimentação) e 74% gasta até 100€ apenas com a compra de bilhetes. Ver estudo aqui.
O estudo vem demonstrar que 85% dos portugueses prefere tirar férias no verão (Julho, Agosto e Setembro) e que a praia constitui um elemento determinante na seleção do destino de férias para 62% da população. Ver estudo aqui.
Estudo revela crescente importância dos rótulos alimentares nas compras dos portugueses. Ver estudo aqui.
Consumo deverá aumentar pelo terceiro ano consecutivo. Em média, cada português deverá gastar 373 euros, mais 24 por cento que em 2015. Ver estudo aqui.
Caso a Seleção Nacional não ultrapasse a fase de grupos, os jogos da fase inicial representarão um impacto económico de 438 milhões de euros. Ver estudo aqui.
Análise centra-se nas receitas diretas e indiretas dos encontros da última jornada do campeonato nacional: Benfica-Nacional e Braga-Sporting. Ver estudo aqui.
Apesar de 80% admitir que o seu rendimento se mantém estável ou que aumentou, estudo revela mudança profunda nos hábitos de consumo. Ver estudo aqui.
83% dos inquiridos pretende gastar um valor idêntico ao de 2015, apesar de 60% ainda não saber qual é a diferença entre saldos e promoções. Ver estudo aqui.