Anualmente o IPAM Lisboa e o IPAM Porto, em parceria com o Gabinete de Empregabilidade, promove o Programa Impacto.
O Programa Impacto tem como objetivo ajudar a desenvolver as competências de Marketing das empresas numa parceria com o sector académico. Pretende, igualmente, responder aos problemas reais das empresas, numa clara perspetiva de marketing, sendo claro que o projeto a desenvolver é um Plano de Marketing. Os trabalhos são desenvolvidos pelos estudantes em ambiente da sala de aula.
Dessa forma, convidamos as empresas a apresentar as suas candidaturas que serão analisadas e selecionada pelos coordenadores do projeto.
No IPAM os alunos trabalham com as bases da Nielsen, Marktest, Euromonitor, entre outras onde aplicam conhecimentos num simulador de gestão de marketing e participam em vários concursos internacionais, tais como o L´Oreal Brandstorm, OnLine Google Challenge, Junior Achievement Portugal, Prémios, Grace, Global Management Challenge (GMC), Concurso Nacional de Jovens Agricultores (CAP), entre outros.
No IPAM os alunos trabalham com as bases da Nielsen, Marktest, entre outras onde aplicam conhecimentos num simulador de gestão de marketing e participam em vários concursos internacionais com o L´Oreal Brandstorm, OnLine Google Challenge ou Desafio Procter & Gamble.
O IPAM tem atualmente cerca de 55 docentes, a grande maioria Doutorados e com uma enorme experiência empresarial, cerca de 10 anos em média em empresas como Makro, Daymon, Generis, Worten, Novo Banco, Unilever, Price Waterhouse Coopers (PWC), SAS, Sonae, entre muitas outras.
O IPAM tem atualmente cerca de 80 docentes, a grande maioria Doutorados e com uma enorme experiência empresarial, cerca de 15 anos em média em empresas como Toyota, Portugal Ventures, Sonae, El Corte Inglês, Sheraton, Pingo Doce, Agros, Montepio Geral, Vodafone, Banif, entre muitas outras.
A proximidade com o meio empresarial estimula uma experiência única para os estudantes do IPAM, uma vez que se realizam mais de 50 eventos por ano. Realizam-se grandes conferências internacionais, onde já participaram alguns dos maiores gurus mundiais como Philip Kotler (Marketing), Tom Peters (Estratégia), Soren Askergaard (Consumo), William Sutton (Marketing Desportivo), Cristina Ferreira (Televisão), Rui Pedro Batista (Sustentabilidade), Margarida Velez (Estratégia de Consumidor), entre muitos outros.
A proximidade com o meio empresarial estimula uma experiência única para os estudantes do IPAM, uma vez que se realizam mais de 100 eventos por ano. Realizam-se grandes conferências internacionais, onde já participaram alguns dos maiores gurus mundiais como Philip Kotler (Marketing), Tom Peters (Estratégia), Soren Askergaard (Consumo), William Sutton (Marketing Desportivo), John Gillespie (Marketing de Vinhos), Susana Garcia (Marketing de Luxo), Eric Berkowitz (Marketing de Saúde), entre muitos outros.
Estágio objeto de avaliação através da elaboração de um relatório de estágio e que faz parte do plano de estudos do curso de licenciatura ou mestrado que o estudante frequenta. Poderá ser mandatório ou optativo.
Tem que ser nomeado um supervisor de estágio na entidade acolhedora que assegura o bom acolhimento e o cumprimento do plano de estágio acordado, e um Professor Orientador na Instituição de Ensino responsável por fazer o acompanhamento e avaliação do relatório de estágio.
O Seguro escolar é extensível ao local de estágio.
O Estágio Curricular pode ser angariado das seguintes formas:
A emissão do Protocolo de Estágio tem que anteceder a data de inicio do mesmo pelo que é necessário submeter a Proposta de Estágio na área de Pedidos do seu Portal de Estudante.
Qual a duração dos estágios?
A duração depende da Unidade Curricular que o estudante se encontre a realizar. Deverá ser consultado o regulamento de estágios em vigor para o respetivo ano letivo e a Ficha da Unidade Curricular (FUC).
Regulamento de Estágios IPAM LisboaDetail text
Experiência no mercado de trabalho para estudantes com matrícula ativa na instituição em qualquer programa de licenciatura, mestrado ou formação executiva.
Duração máxima de 12 meses.
Não é obrigatória a elaboração de um relatório de estágio pois não há lugar a avaliação do mesmo.
Tem que ser nomeado um supervisor de estágio na entidade acolhedora que assegura o bom acolhimento e o cumprimento do plano de estágio acordado.
O Seguro escolar é extensível ao local de estágio; estudantes finalistas, estão cobertos pelo seguro até ao dia 31 de agosto do seu último ano da Licenciatura ou Mestrado.
O Estágio Extracurricular Não Profissional pode ser angariado das seguintes formas:
A emissão do Protocolo de Estágio tem que anteceder a data de inicio do mesmo pelo que é necessário submeter a Proposta de Estágio na área de Pedidos do seu Portal de Estudante.
Direcionado a diplomados do grau de licenciatura ou mestrado até 2 anos após a conclusão do curso.
Os estágios profissionais são regulados pelo Decreto-lei nº 66/2011 e podem ser subdivididos por:
Tem que ser nomeado um supervisor de estágio na entidade acolhedora que assegura o bom acolhimento e o cumprimento do plano de estágio acordado.
A entidade acolhedora tem de assegurar a contratação de uma apólice de seguro de acidentes de trabalho a comunicar ao Gabinete de Empregabilidade.
O Estágio Extracurricular Profissional pode ser angariado das seguintes formas:
A emissão do Protocolo de Estágio tem que anteceder a data de inicio do mesmo pelo que é necessário submeter a Proposta de Estágio na área de Pedidos do seu Portal de Estudante.
Após a angariação do estágio. Qual o passo seguinte?
Logo após a angariação do estágio (seja curricular, extracurricular ou profissional) o estudante deverá submeter a Proposta de Estágio na área de Pedidos do seu Portal de Estudante. A Proposta de Estágio deve ser anexada ao Pedido.
A realização de um estágio é sempre precedida da celebração de um protocolo de estágio entre o estagiário, a entidade de acolhimento e a Instituição de Ensino.
O protocolo de estágio consiste num documento digital, sendo celebrado entre as três partes, devendo ser assinado por todas as partes e devolvida a cópia digital à Instituição de Ensino.
NOTA: No formulário o estudante terá que preencher todos os campos solicitados (O Representante Legal representa a pessoa que terá legitimidade para assinar o protocolo de estágio, por parte da empresa )
O estágio só poderá ter início após a validação da proposta de estágio.
O processo de validação da proposta e emissão do Protocolo de Estágio será finalizado no prazo de 22 dias. Após a sua emissão, o Protocolo é enviado via email (cópia digital) para a entidade acolhedora.
Os estágios podem prolongar-se além da data estipulada à priori no Protocolo de Estágio.
Para o efeito, após acordo da data final com a entidade acolhedora, o estudante por email solicitar ao Gabinete de Empregabilidade, a realização de uma Adenda ao Protocolo de Estágio, indicando a nova data de término.
À semelhança do Protocolo de Estágio, a Adenda consiste num documento escrito, sendo celebrado em três exemplares, ficando um exemplar para cada uma das partes contratantes.
Desenvolvemos anualmente uma feira de emprego nos campus, em parceria com a Associação de Estudantes, de forma a que as empresas possam contactar os nossos estudantes e apresentar-lhes os seus processos de recrutamento.