Mestrado | 1 Ano (+5 Anos de Experiência)
Marketing e Tecnologia - Porto

O Mestrado em Marketing e Tecnologia é o primeiro mestrado em Portugal com duração de um ano que combina uma abordagem tech-driven ao marketing, para alavancar o potencial das tecnologias nos negócios.

  • Mestrados Porto
  • Marketing e Tecnologia - Porto
ApresentaçãoSaídas ProfissionaisPlano de EstudosCoordenadorAdmissões

Mestrado em Marketing e Tecnologia, Porto

Através de um modelo de aprendizagem imersivo e disruptivo, os profissionais terão acesso privilegiado e especializado às melhores práticas e ao que de mais inovador se está a fazer nas empresas na confluência do marketing e da tecnologia, desenvolvendo competências digitais e tecnológicas avançadas permitindo-lhe acelerar a sua carreira e liderar o futuro dos negócios.

Com um corpo docente altamente especializado e com estreita ligação ao mercado empresarial, este Mestrado em Marketing e Tecnologia no Porto, pretende especializar os profissionais de competências estratégicas e analíticas avançadas, assim como de um entendimento profundo sobre os efeitos e o potencial da tecnologia nos mercados e a forma como esta pode impulsionar a competitividade das organizações e dos negócios.

InícioSetembro
Duração1 Ano
Horário1x/mês (5ª à noite, 6ª e sáb todo o dia) + seminários online
IdiomaPortuguês

Pedido de Informações

Preencha o formulário com os seus dados para solicitar informações

Portugal
Autorizo que os dados aqui recolhidos sejam utilizados, de acordo com a   política de privacidade da ENSILIS, para ser contactado para saber mais sobre os produtos, serviços e eventos da universidade, via email, apps de messaging, telefone ou SMS. Ao clicar e prosseguir declaro ter 16 anos ou mais.

Porquê o Mestrado em Marketing e Tecnologia?

Objetivos gerais:
Desenvolver uma abordagem technology-driven ao marketing, levando a que os mestrandos consigam desenvolver as suas competências para criar estratégias e ações que resultem em valor para os consumidores e impulsionem a competitividade das suas organizações, alavancando soluções tecnológicas adequadas e o uso eficiente de dados.

Objetivos de aprendizagem:

No fim do mestrado em marketing e tecnologia, os diplomados serão capazes de:

Especificar, conceber, desenvolver e operacionalizar soluções tecnológicas em alinhamento com as atividades de marketing e implementar processos de negócios em ambientes fluídos e em mudança acelerada.

Utilizar meios digitais enquanto fontes de informação e de co-criação de conhecimento e inovação, assim como, metodologias e processos avançados de planeamento estratégico de marketing.

Entender e antecipar o impacto das mudanças tecnológicas na sociedade e no pensamento estratégico de marketing.

Liderar e desenvolver equipas multidisciplinares e capazes de atuar em ambientes em mudança acelerada;.

Razões para especializar-se em Marketing e Tecnologia

Destinatários

Licenciados com mais de 5 anos de experiência, incluindo:

  • Empresários e empreendedores com ambição de inovar e de alavancar o potencial das tecnologias nos seus negócios
  • Gestores que pretendam enriquecer as suas perspetivas e capacidades para implementar transformação digital e tecnológica
  • Líderes de processos de transformação organizacional que envolvam uso de tecnologia
  • Profissionais de áreas diversas que pretendam evoluir para funções de gestão de marketing e de liderança de processos com uso de tecnologia
  • Profissionais que pretendam enriquecer as suas competências para construir novos projetos com as potencialidades que as novas tecnologias trazem aos negócios
  • Profissionais que ambicionem desenvolver novos caminhos de desenvolvimento futuro das suas carreiras.

Saídas profissionais

O mestrado em marketing e tecnologia do IPAM Porto foi concebido para contribuir para o desenvolvimento de competências avançadas que possibilitem a liderança e a capacidade de integração tecnológica para a inovação e transformação digital nas seguintes áreas:
Gestão de Marketing
Planeamento e execução de estratégias de marketing para aumentar a visibilidade e o crescimento da marca.
Gestão de Negócios
Supervisão das operações empresariais e definição de metas de crescimento.
Estratégia
Desenvolvimento de planos estratégicos para alcançar objetivos de mercado.
Criação de Novas Áreas de Negócios
Identificação de novas oportunidades de crescimento e diversificação.
Serviço e Relação com Clientes
Melhoria da experiência do cliente e gestão de relações a longo prazo.
Vendas e Desenvolvimento de Negócios
Expansão de mercados e desenvolvimento de novas oportunidades de venda, especialmente em canais digitais.
Expansão internacional, sobretudo em canais digitais
Desenvolvimento e implementação de estratégias para entrar e crescer em mercados internacionais, com foco em plataformas digitais.

Testemunhos

Plano de estudos

Consulta a estrutura do plano curricular

1º TRIMESTRE
2º TRIMESTRE
3º TRIMESTRE
4º TRIMESTRE
Unidades curricularesHoras ECTS
Marketing, Sociedade e Tecnologia202,5
Tecnologias Disruptivas para Marketing243
Opcional A *202
Trabalho de Projeto em Marketing e Tecnologia6,57,5
Análise Contextual (Opcional A)202
Modelos de Negócio Alternativos (Opcional A)202
Unidades curricularesHorasECTS
Construção de Marcas na Era Digital243
Marketing e Empreendedorismo202,5
Opcional B202
Trabalho de Projeto em Marketing e Tecnologia6,57,5
Processos Não-Estruturados de Negócio (Opcional B)202
Desafios Éticos e Liderança (Opcional B)202
Unidades curricularesHorasECTS
Marketing Insights e Future Thinking202,5
Big Data e Predictive Analytics243
Opcional C202
Business Intelligence (Opcional C)202
Laboratório de Tecnologia Criativa (Opcional C)202
Trabalho de Projeto em Marketing e Tecnologia6,57,5
Unidades curricularesHorasECTS
Automação de Marketing243
Experiência do Consumidor202,5
Opção D202
Trabalho de Projeto em Marketing e Tecnologia6,57,5
Cultura Organizacional e Gestão da Mudança (Opcional D)202
Laboratório de Marketing Tecnologia Criativa (Opcional D)202

Corpo Docente

Conheça a Coordenadora, Professora Doutora Ana Canavarro e o Corpo Docente do Mestrado em Marketing e Tecnologia:
Ana Canavarro
André Fontes
Andresa Leal
Clarisse Pessôa
João Pedro Cortinhas
Jorge Manuel Xavier
Jorge Teixeira
Leandro Pita
Câmara Municipal do Porto
Luís Moniz
Responsável de Marketing do SAS Portugal e Vice-Presidente da DSPA
Luís Filipe Costa
Luís Filipe Costa
Diretor de Marketing no Banco Santander Totta
Luiz Moutinho
Marcos Carvalho
Miguel Magalhães
Procter & Gamble UK
Nuno Guedes
Paulo Cardoso
Ricardo Cunha Lopes
Rui Figueiredo
Rui Fonseca
Sara Mendes
Tiago Sousa

Candidaturas e Admissões

Os candidatos interessados em ingressar no IPAM poderão formalizar a sua candidatura ao longo de todo o ano.

O processo de candidatura está sujeito às vagas existentes e à adequação do perfil do candidato ao ciclo de estudos de interesse.

Para dar início ao processo de admissão presencial, o candidato deverá seguir estes 3 passos:

Cursos relacionados

Mestrado em Gestão de Marketing - Porto

Programa inovador que te permite aprender as competências estratégicas mais avançadas na área da Gestão de Marketing.

Setembro

Presencial

2 anos | 4 semestres

120 ECTS

Português

Pós-Graduação em Gestão de Marketing - Porto

Programa que prepara profissionais para gerir a função de Marketing num contexto 5.0, isto é, interativo, digital, customer centric e relacional com múltiplos stakeholders.

Outubro 2025

Presencial

10 meses

Português

Pós-Graduação em Marketing Digital - Porto

Programa que prepara profissionais com uma visão digital e com credibilidade para liderar a transformação digital das organizações em que estão integrados, ajudando o tecido empresarial português a vencer na nova economia digital.

Abril 2025

Blended

10 meses

Português

Lisboa: +351 210 205 702Porto +351 220 280 502Online: +351 210 205 702