40 Anos de IPAM: Uma jornada contada por protagonistas
No ano em que celebra o 40.º aniversário, o IPAM organizou duas mesas-redondas com o intuito de partilhar histórias de professores, colaborares e estudantes que viveram momentos inesquecíveis na primeira escola de Marketing do país.
No dia 5 de novembro, o auditório do IPAM Porto recebeu o evento “40 anos a 4 vozes”, com a abertura da iniciativa a cargo do diretor, Daniel Sá. A partilha de histórias foi moderada por Fernando Santos, diretor académico, e contou com a presença de um docente, uma colaboradora, um estudante e uma alumna.
No papel de docente esteve Francisco Coelho. Professor e diretor da Licenciatura Global em Marketing, foi estudante IPAM Porto e contou o quão feliz se sente nesta relação de 34 anos com a instituição.
Catarina Sampaio, que está há 8 anos no IPAM Porto, é, atualmente, coordenadora dos Serviços Académicos e desabafou que considera importante estar próxima dos estudantes, ouvir as preocupações de cada um e poder ajudar a ultrapassar obstáculos.
A representar os estudantes esteve Tomás Gata. O jovem está no segundo ano da Licenciatura em Gestão de Marketing e acredita que fez a melhor escolha quando decidiu estudar no IPAM Porto. Todos os dias, é o primeiro a chegar ao campus, às vezes, a porta ainda está encerrada.
Madalena Dinis foi estudante da Licenciatura em Gestão de Marketing (regime pós-laboral) e do Mestrado em Marketing Digital. Neste momento é Diretora de Marketing, Comunicação e Apoio à Venda da Visit Porto and North of Portugal - Convention & Visitors Bureau e, também, docente no IPAM Porto.
A 6 de novembro, Marta Bicho abriu as hostilidades do evento “40 anos a 4 vozes” no auditório da Quinta do Bom Nome, em Lisboa. Luís Schwab, professor do IPAM Lisboa, foi o moderador de uma agradável conversa com vários protagonistas.
João Barbosa está na docência do IPAM Lisboa há 29 anos e, ao longo da carreira profissional, abraçou desafios como a Direção de Marketing e de Relações Internacionais na Fundação INATEL e foi Marketing Manager na European Spas Association. Atualmente é Diretor-Geral da Associação das Termas de Portugal.
A representar a equipa de colaboradores do IPAM Lisboa esteve Liliana Rosalino. A coordenadora do Gabinete Internacional colabora com a instituição desde 2012 e é responsável pelo mesmo departamento também no IPAM Porto e na Universidade Europeia.
Vítor Pinto contou-nos como é ser estudante da Licenciatura em Gestão de Marketing depois de já ter integrado a vida profissional há alguns anos. O aluno é também Project Manager na área de Telecom & Utilities | Core Networks na Axians Portugal.
A alumna convidada para o “40 anos a 4 vozes” foi Alexandra Francisco. A jovem de 26 anos terminou o Mestrado em Gestão de Marketing há dois anos e não podia estar mais satisfeita com a escolha que fez quando decidiu estudar no IPAM Lisboa. Trabalha atualmente no Santander na área de Customer Care.
As duas mesas-redondas “40 anos a 4 vozes” fazem parte de um conjunto de iniciativas de celebração do 40.º aniversário do IPAM. No dia 4 de novembro, o Instituto Português de Administração e Marketing realizou um evento com vários profissionais da área do Marketing e Business, no qual apresentou o Manifesto do Marketing. Uma ferramenta essencial para todos os que pretendem pertencer ao mundo do Marketing e Business no futuro que se avizinha.