Cerca de 300 estudantes do IPAM pelos estádios portugueses para elaborar estudo com a Liga Portugal
Depois de um ano positivo para o IPAM e para a Liga Portugal, as duas instituições reforçam a parceria pelo segundo ano consecutivo no projeto “Barómetro e Observatório”.
O acordo consiste na elaboração devários estudos por parte de equipas do IPAM, formadas por estudantes e professores.
Neste ano letivo de 2023/2024, IPAM e Liga Portugal planearam quatro estudos. O primeiro tem como objetivo traçar o perfil do adepto português. Entre eles há dois tipos: os que vão ao estádio e os que não vão ao estádio. Assim, cerca de 300 estudantes da escola de Marketing e Business estiveram pelos estádios do país a recolher informações através de inquéritos ao público.
Tal como no ano passado, o IPAM e a Liga Portugal preocupam-se em conhecer melhor o adepto português. O estudo desde ano letivo é o quarto nesta área. Em 2022, as equipas de investigação realizaram um estudo com o tema “Formas de interação com o seu clube”. Em 2023, referente ao ano letivo passado, IPAM e Liga Portugal executaram dois estudos: “Futebol brand health”, que tinha como objetivo compreender a opinião e o consumo dos adeptos de futebol em estádio e à distância; e ainda o “Estudo sobre adeptos que vão ao estádio esporadicamente”.
O segundo projeto de investigação de 2023/2024 será uma análise à indústria dos e-sports em Portugal. As equipas do IPAM vão entrar no mundo mais digital do desporto e procurar entender a tendência e o tamanho desta indústria, com a ajuda da comparação com outras ligas. Além disso, estudantes e professores vão traçar o perfil do adepto e simpatizante de e-sports.
O terceiro estudo do Barómetro e Observatório da Liga Portugal será para consulta do próprio organismo que rege o futebol nacional. O IPAM irá analisar o impacto social dos projetos e campanhas da Liga Portugal e de outras sociedades desportivas, através da investigação de vários projetos desenvolvidos pelas várias entidades ligadas ao desporto nas mais variadas áreas de responsabilidade social, como diversidade e inclusão, saúde, ambiente e outras.
O quarto estudo da parceria entre o IPAM e a Liga Portugal será focado na Taça da Liga. O organismo do futebol quer ter conhecimentos mais aprofundados quanto ao impacto social e económico da Taça da Liga para a cidade anfitriã e respetivos adeptos. Será também um projeto para consumo interno.
O acordo entre IPAM e Liga Portugal é uma forma de colocar os estudantes e docentes em contacto com a realidade do desporto, mas também do mundo do marketing e dos negócios em Portugal. O futebol é uma das maiores indústrias do mundo e, por isso, torna-se um excelente objeto de estudo para os estudantes e, também, para os docentes.