Diretora do IPAM Lisboa publica artigo na revista internacional Journal of Small Business Management

Marta Bicho, diretora do IPAM Lisboa, publicou, em conjunto com Ralitza Nikolaeva, Fernando A. F. Ferreira e Carmen Lages, um artigo intitulado “Perceived success of hybrid microorganizations in a contested category” na revista internacional Journal of Small Business Management.
  • Início
  • Notícias
  • Diretora do IPAM Lisboa publica artigo na revista internacional Journal of Small Business Management

Diretora do IPAM Lisboa publica artigo na revista internacional Journal of Small Business Management

24 junho 2022

Marta Bicho, diretora do IPAM Lisboa, publicou, em conjunto com Ralitza Nikolaeva, Fernando A. F. Ferreira e Carmen Lages, um artigo intitulado “Perceived success of hybrid microorganizations in a contested category” na revista internacional Journal of Small Business Management.

O artigo incide sobra a temática da escassez de estudos focados em micro-organizações e híbridas com dificuldades em torno da legitimidade e na perceção de sucesso sob condições exigentes. Desta forma, é explorado o sucesso enquanto medida subjetiva com origem nas perceções dos seus gestores.

Para o desenvolvimento deste estudo, foi integrado o mapeamento cognitivo e a análise de decisão de diversos critérios, de modo a construir uma estrutura de sucesso subjetivo com utilidade para micro-organizações híbridas que apresentem desafios de legitimação.

Nas conclusões deste artigo demonstra-se que existe sete fatores relevantes, sendo estes fatores externos, infraestrutura, gestão, marketing, desenvolvimento profissional, aspetos organizacionais e formação. O capital humano foi considerado crucial, ao contrário dos fatores externos que revelaram não manter importância.

A estrutura final dos fatores de sucesso revela que a formação e o desenvolvimento profissional são os indicadores com maior importância e correspondem a 46% do sucesso. Por sua vez, os fatores de gestão e marketing representam 36%, os aspetos organizacionais 11% e infraestrutura 6%. Já os fatores externos correspondem apenas a 1% da estrutura geral de sucesso.

O artigo na íntegra encontra-se disponível aqui.

Daniel Sá apresenta livro Marketing Desportivo no Porto
1 outubro 2024
Ler mais
Gestão de Negócios e Gestão de Marketing
Estudo mostra que antigos alunos do IPAM estão a ocupar cargos de direção
25 setembro 2024
Ler mais

Share

Lisboa: +351 210 205 702Porto +351 220 280 502Online: +351 210 205 702