Diretora do IPAM Lisboa publica artigo na revista internacional Journal of Small Business Management
Marta Bicho, diretora do IPAM Lisboa, publicou, em conjunto com Ralitza Nikolaeva, Fernando A. F. Ferreira e Carmen Lages, um artigo intitulado “Perceived success of hybrid microorganizations in a contested category” na revista internacional Journal of Small Business Management.
O artigo incide sobra a temática da escassez de estudos focados em micro-organizações e híbridas com dificuldades em torno da legitimidade e na perceção de sucesso sob condições exigentes. Desta forma, é explorado o sucesso enquanto medida subjetiva com origem nas perceções dos seus gestores.
Para o desenvolvimento deste estudo, foi integrado o mapeamento cognitivo e a análise de decisão de diversos critérios, de modo a construir uma estrutura de sucesso subjetivo com utilidade para micro-organizações híbridas que apresentem desafios de legitimação.
Nas conclusões deste artigo demonstra-se que existe sete fatores relevantes, sendo estes fatores externos, infraestrutura, gestão, marketing, desenvolvimento profissional, aspetos organizacionais e formação. O capital humano foi considerado crucial, ao contrário dos fatores externos que revelaram não manter importância.
A estrutura final dos fatores de sucesso revela que a formação e o desenvolvimento profissional são os indicadores com maior importância e correspondem a 46% do sucesso. Por sua vez, os fatores de gestão e marketing representam 36%, os aspetos organizacionais 11% e infraestrutura 6%. Já os fatores externos correspondem apenas a 1% da estrutura geral de sucesso.
O artigo na íntegra encontra-se disponível aqui.