Docente do IPAM assina capítulo do livro Marketing and Smart Technologies
O docente William Cantú, professor do IPAM, publica o capítulo “Relatórios de Tendências Socioculturais como Ferramenta de Inteligência da Gestão Estratégica da Cultura” inserido na obra Marketing and Smart Technologies - Proceedings of ICMarkTech 2021, Volume 2
O capítulo visa explorar a natureza dos relatórios de tendências socioculturais, considerando seus objetivos e conteúdos. Estes objetos estratégicos são ferramentas de inteligência que orientam os atores sociais e de negócios. Depois de compreendida a sua natureza, é explorada uma estrutura adaptável que pode orientar o desenvolvimento de futuros relatórios relacionados com as tendências de uma perspetiva académica e/ou empresarial.
Este artigo foi desenvolvido pelo professor do IPAM em conjunto com o professor Nelson Gomes, da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Os dois autores procuraram articular os resultados de uma revisão literária e de uma análise de conteúdo, realizada numa amostra de relatórios que ilustram o conteúdo e a estrutura dessas obras.
O trabalho desenvolvido pelos professores resulta num esboço com um esquema adaptável que pode funcionar para diferentes tipos de relatórios de acordo com necessidades específicas de inteligência, informando as decisões e contextualizando os principais padrões e mudanças socioculturais.
O livro “Marketing and Smart Technologies - Proceedings of ICMarkTech 2021, Volume 2” discute tecnologias inteligentes para soluções eficazes em negócios e marketing, apresenta os resultados da conferência ICMarkTech 2021, que decorreu de 2 a 4 de dezembro de 2021, e que procura servir como um recurso de referência para investigadores e profissionais da academia e da indústria.