IPAM avalia impacto económico da Final Four da Allianz CUP
Estudo evidencia contribuição do evento para o desenvolvimento da região de Leiria.
O impacto económico da Final Four da Allianz Cup, realizada em Leiria entre 7 e 11 de janeiro de 2025, foi avaliado num estudo conduzido pelo Gabinete de Estudos de Marketing para Desporto do IPAM. A análise revelou que o evento gerou cerca de 16 milhões de euros, reforçando a sua relevância para a economia local e nacional.
A metodologia científica, adaptada e desenvolvida pelo IPAM a partir do “Modelo de Previsão Económica” do UKSport, examinou os efeitos financeiros em áreas como bilheteiras, turismo e consumo mediático, segmentando seis momentos chave do evento: preparação, estágio, jogo, descompressão, regresso e rescaldo.
"O desporto, independentemente do seu formato e dimensão, constitui um motor de impacto económico e social. Desde as escolas até aos palcos das grandes competições internacionais, os eventos desportivos têm a capacidade de mobilizar massas e impulsionar a economia e o desenvolvimento social por via do aumento das receitas nos setores envolventes, como o turismo, a restauração ou até mesmo o comércio. Esta 18ª edição da Allianz Cup reflete a capacidade de o futebol gerar receitas para setores fora da indústria desportiva e dinamizar economias locais”, refere Daniel Sá, diretor Executivo do IPAM.
Entre elementos das comitivas das equipas, jornalistas, staff de apoio à competição, convidados, equipas de produção de TV e equipas de arbitragem contou-se o envolvimento de mais de 1.100 pessoas na Final Four da Allianz Cup e mais de 60.000 espectadores no estádio durante os três jogos.
Para além de destacarem o impacto financeiro da Final Four da Allianz Cup, a Liga Portugal e o IPAM assinalam que o evento contribuiu para a promoção do turismo e da hospitalidade de Leiria, consolidando a região como um destino para eventos de grande escala, e comprovou que o desporto pode ser uma alavanca para o desenvolvimento económico e social no país.