Novo livro de Daniel Sá explora tendências e desafios do marketing desportivo em Portugal
Fernando Gomes, presidente da Federação Portuguesa de Futebol, marcou presença na sessão de lançamento.
Daniel Sá, especialista em marketing desportivo e diretor executivo do IPAM, apresentou esta quarta-feira, 5 de junho, o seu mais recente livro “Marketing Desportivo - Mais do que um Jogo”. Com esta obra, o autor pretende identificar as principais tendências e os desafios que se colocam para a gestão do marketing desportivo no futuro.
Na sessão de lançamento, que teve lugar no auditório do IPAM Lisboa, marcou presença Fernando Gomes, presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), que também assina um dos prefácios. Frederico Annes, diretor-geral da editora PACTOR, e Sérgio Khrithinas, diretor executivo do Record, também estiveram presentes como oradores.
Este livro procura dar uma contextualização histórica sobre as origens e evolução do marketing desportivo em Portugal, desde 1990 até ao início da pandemia, e desvendar as principais tecnologias e inovações que vieram (e ainda vão) alterar radicalmente o panorama e consumo do desporto no futuro.
“Sou um eterno apaixonado pelo desporto. Desde que me conheço que este sempre esteve presente na minha vida, quer seja através da prática desportiva ou da minha vida profissional. Este livro surge de um momento em que senti necessidade de rever atualizar a forma como se olha e profissionaliza o Marketing Desportivo em Portugal. Considerei que era necessária uma reflexão ao Marketing que começou a ser praticado na área do Desporto no final dos anos 80, bem como a evolução que foi imposta pela pandemia e que alterou o paradigma desta área a nível mundial”, revela Daniel Sá, o autor da obra.
Com uma linguagem direta e informal, ao longo das suas 304 páginas, sucedem-se ainda testemunhos e os artigos de opinião de mais de uma dezena de personalidades conceituadas na área do Desporto (Miguel Maia, José Pedro Fontes ou Carlos Resende), do Marketing (Miguel Bento, José Francisco Neves e Hélder Ferreira), da Comunicação (António Cunha e Vaz, José Carlos Lourinho, Carlos Coelho e Pedro Santana) e da Academia (Pedro Sarmento, Marta Bicho, Gonçalo Caetano Alves, Carlos Melo Brito e Luiz Moutinho).
“É com enorme satisfação que a Federação Portuguesa de Futebol se associa ao novo livro de Daniel Sá, uma voz consensual, marcante e indispensável na análise do Marketing Desportivo em Portugal. O Marketing Desportivo é e será de basilar importância para o crescimento e afirmação de marcas tais como as nossas seleções nacionais e provas desportivas que a FPF representa”, afirma Fernando Gomes, presidente da Federação Portuguesa de Futebol.
Além de Fernando Gomes, o livro conta ainda com os prefácios de Pedro Proença, presidente da Liga Portugal, e William Sutton, professor na Universidade da South Florida. Já o posfácio ficou a cargo de Carlos Sá, presidente da Associação Portuguesa dos Profissionais de Marketing (APPM).
O autor, Daniel Sá, é uma personalidade reconhecida e respeitada pela indústria do desporto em Portugal, académicos, clubes, federações, associações, patrocinadores e meios de comunicação social. Como investigador, liderou mais de 40 projetos na área do marketing desportivo. Apresentou várias comunicações em congressos nacionais e internacionais e foi coautor de dois livros sobre marketing desportivo. Atualmente, é diretor executivo e coordenador principal do IPAM Porto.
O livro é dirigido a todos os que estudam, trabalham ou ambicionam fazer parte da indústria do Marketing e do Desporto, mas também a todos os que são apaixonados por desporto. Está à venda a partir de hoje, nas principais livrarias nacionais e no website do grupo LIDEL, em www.lidel.pt
O lançamento do livro contou com o apoio do IPAM e insere-se nas atividades que a instituição está a promover para assinalar os seus 40 anos.