Professor do IPAM lança marca de candeeiros sustentáveis
O professor do IPAM Porto Fernando Pinto Santos lançou Boah Nova, uma marca de candeeiros de chão e de teto feitos à mão e desenhados por designers portugueses. O projeto é, nas palavras do próprio, um desafio, na medida em que tem que “voltar a ter um projeto empresarial e aplicar na prática o que ensino aos alunos”.
A marca nasceu de “uma confluência de diversas coisas, de interesses e de competências, que se conjugaram no tempo” e o seu nome vem da localização da oficina, que fica na Boa Nova, em Leça da Palmeira, Matosinhos. Como explica Fernando Pinto Santos: “A Boah Nova existe em rede: eu, mais do que qualquer outra coisa, sou uma espécie de curador que põe em contacto pessoas com diversas competências e que facilita os processos. Existe, naturalmente, uma visão estratégica que contextualiza a atividade, mas a marca tem vindo a evoluir através de diversos projetos que se vão sucedendo, como a criação de novos produtos. Existe muita abertura para a integração das ideias e dos contributos das mais diversas pessoas. Ambiciono que, acima de tudo, a Boah Nova seja um centro criativo que crie diferentes tipos de valor tanto para os que envolvem com a marca, como para a comunidade, assim como também para os consumidores, naturalmente.”
Os candeeiros têm um conceito sustentável: são feitos de finas folhas de madeira, 100% naturais, de origem nacional. Por agora, a marca tem 18 candeeiros que são fabricados consoante as encomendas, de clientes nacionais e já alguns nos Estados Unidos, Alemanha e Finlândia. “É um produto de nicho, a ideia é nunca massificar. A sustentabilidade é muito importante, queremos lançar produtos que fiquem e que se mantenham. São produtos intemporais”.
O plano do professor é crescer de forma sustentável, modelo a modelo, trabalhar mais com jovens designers, lançar concursos e estar presente em espaços que se associem ao conceito da marca. Como afirma Fernando Pinto Santos: “Não há qualquer pressa de crescer. O desenvolvimento da marca passa inevitavelmente por envolver o talento de mais jovens criadores e por contrariar a lógica da produção e consumos rápidos.”
Por agora, os candeeiros podem ser comprados na loja online, são moldados em finas fatias de carvalho e custam entre 100 e 200 euros.