Pós-Graduação Online
Marketing do Desporto e do Entretenimento

Programa que prepara profissionais para identificar as principais tendências e desafios que se colocam para a gestão do marketing desportivo.

  • Pós-Graduações Online
  • Marketing do Desporto e do Entretenimento
ApresentaçãoDestinatáriosSaídas profissionaisPlano de estudosCorpo docenteMetodologia OnlineAdmissões

Pós-Graduação em Marketing do Desporto e do Entretenimento - Online

O desporto é uma indústria muito importante em Portugal e tem uma influência muito marcada na vertente social e económica. Existem mais de 600.000 atletas federados registados, distribuídos por mais de 10.000 clubes em todo o território. A gestão desportiva conjugada com às técnicas de marketing é fundamental para a promoção das atividades desportivas e do entretenimento.

Atualmente é possível vermos clubes e associações desportivas a diversificarem as suas atividades e a associarem-se a parques de diversões, escolas de formação, bem como a transformarem os seus estádios em locais de eventos.

O grande objetivo desta pós-graduação passa por identificar as principais tendências e desafios que se colocam para a gestão do marketing desportivo no futuro. Assim, este curso procura dar uma contextualização histórica sobre as origens e evolução do marketing desportivo em Portugal e, fundamentalmente, desvendar as principais tecnologias e inovações que vão alterar radicalmente o panorama e consumo do desporto no futuro.

Início

Outubro 2025

Duração

9 meses

Horário

Pós-Laboral | 1 vez por semana

Idioma

Português

Pedido de Informações

Preencha o formulário com os seus dados para solicitar informações

Portugal
Autorizo que os dados aqui recolhidos sejam utilizados, de acordo com a   política de privacidade da ENSILIS, para ser contactado para saber mais sobre os produtos, serviços e eventos da universidade, via email, apps de messaging, telefone ou SMS. Ao clicar e prosseguir declaro ter 16 anos ou mais.

Porquê a Pós-Graduação Online em Marketing do Desporto e do Entretenimento?

Destinatários

  • Profissionais da indústria do desporto e stakeholders de indústrias semelhantes
  • Atletas de federações, associações e clubes desportivos
  • Estudantes da área de marketing, desporto ou negócios que queiram desenvolver carreira nesta área
  • Profissionais da indústria do entretenimentoProfissionais da indústria do desporto e stakeholders limítrofes.
  • Estudantes das áreas de marketing, desporto e negócios.

Saídas profissionais

Gestor de Retenção de Adeptos
Diretor de Marca
Gestor de Relações com a Comunidade e Desenvolvimento
Gestor de Patrocínios e Afiliados
Gestor de Contas de Parcerias
Gestor de Conteúdos
Suporte ao Adepto
Gestor de Marketing de Atletas

Plano de estudos

Estrutura do plano de estudos

Módulo I: Mercado do Entretenimento
Módulo II: Comportamento do consumidor de desporto
Módulo III: Novos modelos de negócio
Módulo IV: Transformação digital da jornada do consumidor de desporto
Módulo V: Processo de gestão de marketing desportivo
Módulo VI: Futuro: tendências na indústria do desporto
Unidades CurricularesDocentes
Caracterização do mercado do entretenimentoMárcia Monteiro
Indústria do desporto e o seu ecossistemaMárcia Monteiro e Amir Somoggi
Impacto do desporto na sociedadeMárcia Monteiro
Compreender o negócio e a indústriaMárcia Monteiro e José Carlos Lourinho
As opções do mercado do lazerMárcia Monteiro
Unidades CurricularesDocentes
Novos estilos de vida e procura do bem estarFernando Santos
Perspetivas sobre o comportamento do consumidorFernando Santos e Luís Viveiros
As diferentes gerações e tribos do desportoFernando Santos
Tendências e novos comportamentosFernando Santos
Satisfação do consumidorFernando Santos
Unidades CurricularesDocentes
Consumo a toda a hora e em qualquer lugarPaulo Feliz
Gestão de produtos desportivos Paulo Feliz e José Francisco Neves
Novos modelos de negócioPaulo Feliz
Modificações e desenvolvimento de produtos desportivosPaulo Feliz
O desporto a gerar receitas fora do desportoPaulo Feliz
Unidades CurricularesDocentes
Integração do mundo real com o virtualMarcos Castro
Tecnologias de impacto no desportoMarcos Castro e Frederico Antunes
Atração de adeptos para o palco das emoçõesMarcos Castro
Assistência de espetáculos desportivos a partir do sofáMarcos Castro
Todo o desporto do mundo dentro do nosso bolsoMarcos Castro
Unidades CurricularesDocentes
Fundamentos do marketing desportivoCatarina Domingos
Estratégia e marketing operacionalCatarina Domingos e Nuno Santos
Sistema de informação, gestão e análise de dadosCatarina Domingos
Métricas de marketing desportivoCatarina Domingos
Plano de marketing desportivoCatarina Domingos e João Cunha
Unidades CurricularesDocentes
Novos donos e os impérios das marcasAna Canavarro
Fragmentação, personalização e arenas inteligentesAna Canavarro e Marina Tranchitella
Fusão do desporto com o mercado do entretenimentoAna Canavarro
Tecnologia e inteligência artificialAna Canavarro e Débora Saldanha
Novas profissões na indústriaAna Canavarro

Corpo docente

Conheça o Coordenador, Professor Daniel Sá e o Corpo Docente da Pós-Graduação em Marketing do Desporto e do Entretenimento:
Daniel Sá
Márcia Monteiro
Fernando Pinto Santos
Paulo Feliz
Marcos Castro
Chief Operations Office – Full Venue​
Ana Canavarro
Catarina Domingos
José Carlos Lourinho
José Francisco Neves
Frederico Antunes
Nuno Santos
João Cunha
Marina Tranchitella
Débora Saldanha
Amir Somoggi
Luís Viveiros

Metodologia Online

Flexibilidade

Aulas 100% Online em direto que ficarão gravadas e sempre disponíveis para que possa assistir quando e onde quiser.

Para si

Contará com o apoio dos nossos professores especializados que o irão ajudar na sua aprendizagem, bem como um gestor académico que o irá acompanhar e orientar durante o seu percurso académico.

Aprendizagem experiencial

Realização de projetos aplicados com casos de estudo reais e ambientes simulados, para que possa liderar os desafios da sua profissão.

Admissões

Os candidatos interessados em ingressar no IPAM poderão formalizar a sua candidatura ao longo de todo o ano.

O processo de candidatura está sujeito às vagas existentes e à adequação do perfil do candidato ao ciclo de estudos de interesse.

Para dar início ao processo de admissão, o candidato deverá seguir estes 3 passos:

Cursos relacionados

Mestrado em Marketing Digital - Online

O mestrado prepara o estudante para a estratégia de marketing digital, análise de métricas, jornada do consumidor online, entre outros.

Outubro 2025
Online
1 ano | 2 semestres
60 ECTS
Português
Mestrado em Gestão de Marketing - Online

Prepara o estudante com as competências e ferramentas operacionais necessárias ao desenvolvimento de uma carreira profissional na área do marketing.

Outubro 2025
Online
2 anos | 4 semestres
120 ECTS
Português
Pós-Graduação em Marketing - Online

Este programa pretende contribuir para uma compreensão do que realmente é o Marketing nos dias de hoje e o seu potencial de leverage do negócio, apresentando temas de fronteira e uma visão da nova empresa 5.0.

Junho 2025
Online
9 meses
15 ECTS
Português
Lisboa: +351 210 205 702Porto +351 220 280 502Online: +351 210 205 702