Estimular o sucesso académico, prevenir o afastamento dos estudantes e promover a integração e a atenção à especificidade de cada estudante são os três grandes desafios a que o programa SuPERA pretende dar resposta, alinhado-se com alguns dos objetivos de desenvolvimento sustentável fundamentais na dinâmica das instituições de ensino superior:
Através das iniciativas desenvolvidas pelo Gabinete de Apoio à Diversidade e à Promoção do Sucesso Académico e da ação de uma equipa de tutores atenta e preparada para agilizar a interação do estudante com a sua instituição, o programa SuPERA vem consolidar a orientação para o estudante que assumimos no IPAM e acrecentar valor à experiência académica que pretendemos proporcionar àqueles que escolhem realizar connosco a sua formação superior.
Empatia, Inclusão, Rigor e Espítito colaborativo são valores fundamentais neste projeto, que visa reforçar as estratégias para manter altos índices de retenção, de sucesso académico e de empregabilidade entre os nossos futuros diplomados, capazes de gerar um impacto social verdadeiramente positivo para o país.
Por visar toda a comunidade educativa, este programa prevê ainda a dinamização de ações de formação e de atividades de sensibilização para boas práticas no domínio da diversidade, da educação inclusiva e da promoção do sucesso académico em contexto universitário.
O SuPERA é um projeto financiado pelo Investimento Impulso Mais Digital, mais especificamente pela submedida Inovação e Modernização Pedagógica no Ensino Superior (Programa de Promoção de Sucesso e Redução de Abandono no Ensino Superior). Como sucede com os demais projetos financiados por Investimentos PRR neste âmbito de atividade, a Direção-Geral do Ensino Superior é o organismo que tutela a implementação física e financeira do SuPERA.
O Gabinete situa-se no primeiro piso do Edifício B da QBN, em Lisboa e no Piso 5, no Porto.
Funções
IPAM Lisboa
Data: 24 de outubro | Local: Sala de Atos 15h
Inscrição: aqui.
IPAM Porto
Data e Horário: 14 de outubro - 12.30h | Local: Sala 15
Data e Horário: 17 de outubro - 14h | Local: Sala 23
Inscrição: aqui.