O “The Marketing Game” tem como principal objetivo possibilitar um primeiro contacto com a realidade da tomada de decisões estratégicas de Marketing aos alunos do Ensino Secundário (10º, 11º e 12º anos) e alunos do Ensino Profissional.
Conciliando o desenvolvimento de competências em Gestão de Marketing com entretenimento, durante dois meses e meio, os participantes terão oportunidade de viver o dia a dia da gestão de uma empresa, tomando decisões reais relacionadas com a dimensão estratégica e com a componente tática, prática e operacional de Marketing no setor de negócio dos smartphones.
O Marketing Game está organizado em várias etapas, cada uma corresponte à implementação de planos de gestão de marketing, promovendo a tomada de decisão em matérias como:
A cada equipa inscrita será atribuída a responsabilidade de gestão de uma empresa, que deverá ser dirigida em concorrência com as outras equipas participantes, num cenário de simulação de um mercado real.
Tratando-se de um jogo desenvolvido num simulador que recria a realidade empresarial e de mercado, o The Marketing Game tem a vantagem de gerar o interesse e a motivação necessários por parte dos participantes, ao verificarem que não se trata de nenhuma simplificação da realidade, dando-lhes a possibilidade de lidarem com o mesmo enquadramento a que está sujeito um profissional de Marketing.
Por outro lado, a dimensão de aprendizagem é o núcleo e a motivação principal desta iniciativa. Os participantes aplicarão conhecimentos teóricos mas também intuitivos com foco no Marketing, desenvolvendo competências de responsabilidade em situações de risco e vivenciando a importância, o valor e o impacto das decisões no sucesso da atividade de Marketing. São fomentados ainda o trabalho de equipa e a capacidade de liderança em ambiente virtual.
Cerimónia de Abertura (Online):
Início da Competição:
Fase Inicial:
Fase Final:
Cerimónia de Encerramento (Online):
O jogo será enquadrado por um conjunto de iniciativas, as quais se destacam:
Esta experiência de interação de uma Instituição de Ensino Superior como o IPAM com as Escolas e os Alunos do Ensino Secundário visa demonstrar o papel inequívoco do Marketing no mundo dos negócios, afigurando-se uma área cada vez mais determinante para a formação dos líderes do futuro.
Se es estudante do Ensino Secundário, respetivamente 10.º, 11º e 12.º anos, ou do Ensino Profissional, desafia os teus colegas, cria uma equipa com 2 ou 3 elementos e inscreve-te no Marketing Game!
O jogo está direcionado essencialmente para alunos com sensibilidade para as áreas das ciências sociais e económicas, estando, naturalmente, aberto a todos os participantes que tenham interesse e curiosidade pela área de Marketing.
A inscrição no jogo é gratuita.
Os prémios serão entregues na Cerimónia de Encerramento a 30 de Maio de 2024, em formato virtual, às primeiras 3 equipas classificadas:
Nota: O valor do prémio é atribuído à equipa.
Nota: Prémios são válidos na FNAC Portugal, podendo ser apenas utilizados numa das lojas FNAC online ou físicas em Portugal Continental e Ilhas.
Todos os elementos das equipas participantes receberão um Diploma de Participação que certifica a sua atuação na Competição.
Poderá consultar o regulamento aqui .